Estudantes que têm dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão solicitar a renegociação dos valores devidos entre os dias 29 de abril a 29 de julho. O prazo foi divulgado nesta quarta-feira (3), em portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela execução do programa.
As regras para a renegociação foram divulgadas no ano passado. Podem ser renegociados os contratos com atraso no pagamento de pelo menos 90 dias e que ainda estiverem no período de amortização e não tenham sido alvo de ação judicial pelo agente financeiro. A medida vale para os contratos de financiamentos concedidos até o segundo semestre de 2017.
Os contratantes do Fies terão duas opções: o reparcelamento, que permite estender o prazo de pagamento da dívida para até 48 parcelas mensais, além de incluir os estudantes com contratos mais antigos na campanha de renegociação; e o reescalonamento, que possibilita diluir os valores em atraso nas parcelas a vencer.
Para isso, deverá ser paga uma parcela de entrada, em espécie, correspondente ao maior valor entre 10% do valor consolidado da dívida vencida e R$ 1 mil. O valor da parcela mensal de amortização resultante da renegociação não poderá ser inferior a R$ 200, mesmo que implique a redução do prazo remanescente contratual.
O estudante financiado interessado em renegociar a dívida com o Fies deverá apresentar-se na agência bancária onde firmou o contrato, com um ou mais fiadores, cuja renda não poderá ser menor do que o dobro do valor da nova prestação calculada, respeitando o tipo de garantia contratada.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Robinho é transferido para Centro de Ressocialização de Limeira

STF cria níveis de sigilo e dificulta acesso do cidadão a processos; veja documento

Em marcha global, indígenas cobram punição por morte de Guarani Kaiowá

Comissões do Senado aprovam emendas para integrar o Orçamento de 2026

Petrobras identifica petróleo no pós-sal de petróleo na Bacia de Campos

Desembargadora do TJMS, Jaceguara Dantas, é aprovada pelo Senado para integrar o CNJ

Novo serviço do GOV.BR avisa usuários sobre prazo do passaporte

Alckmin celebra retirada de tarifas com cautela, "há distorção que precisa ser corrigida"

Relator quer votar MP que garante continuidade do Gás do Povo ainda este ano


Estudante pode escolher entre reparcelamento ou reescalonamento (Reprodução/Assessoria)



