Menu
Menu
Busca sexta, 13 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Brasil

Sociedade Rural Brasileira: Carne Fraca pode ter efeitos positivos no agronegócio

28 março 2017 - 07h05Agência Brasil

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Marcelo Weyland Barbosa Vieira, disse nesta segunda-feira (27) que a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal (PF), poderá, a médio e longo prazo, produzir efeitos positivos no agronegócio do país. Vieira, que assumiu nesta segunda-feira a presidência da entidade, negou que a imagem negativa, causada pela operação da PF na indústria da carne, possa contaminar outros setores rurais.

“Nós temos uma posição aqui talvez um pouco fora da curva. Nós achamos que, para o agronegócio do país como um todo, isso pode ter efeitos muito positivos”, disse. “Os impactos iniciais nos pareceram preocupantes, mas tudo indica agora que os impactos a médio prazo serão bons. O consumidor brasileiro passou a se interessar um pouco mais por toda essa estrutura de controle sanitário e está vendo como é bem estruturada”.

O presidente da SRB disse que apesar dos problemas iniciais relacionados às suspensões de compra do produto brasileiro por alguns países, o valor do produto brasileiro deverá rapidamente voltar a seu patamar original.

“Como toda e qualquer commoditie [produtos básicos, com baixo grau de transformação e pouco valor agregado, como recursos minerais, vegetais ou agrícolas], você tem, nessas situações de mercado com acontecimentos extraordinários, variações importantes de preço. Mas, geralmente, como em todo mercado de commodities, são oscilações rápidas, que são corrigidas rapidamente. Voltaremos a ter preços definidos pela oferta e demanda do produto e nós já estamos vendo isso no curto prazo”, disse.

Segundo a PF, os frigoríficos envolvidos na Operação Carne Fraca "maquiavam" carnes vencidas com produtos químicos e as reembalavam para conseguir vendê-las. As empresas, de acordo com a polícia, subornavam fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que autorizassem a comercialização do produto sem a devida fiscalização. A carne imprópria para consumo era destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

JD1TV: Sem dinheiro para pagar corrida de aplicativo, mulher se joga de carro em movimento
Brasil
JD1TV: Sem dinheiro para pagar corrida de aplicativo, mulher se joga de carro em movimento
Fachada de prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Brasil
Governo federal vai ressarcir aposentados com recursos do Tesouro Nacional
Presidente Lula na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos
Internacional
Em Conferência na França, Lula garante ampliar cobertura de áreas marinhas protegidas
Ministro Fernando Haddad
Brasil
Tributação de títulos de renda e maior cobrança das bets é alternativa ao IOF
Câmeras de segurança mostram explosão de carro em posto de combustíveis no centro do Rio
Brasil
Explosão de carro em posto de combustíveis no Rio de Janeiro deixa um morto e um ferido grave
Boletim foi atualizado nesta sexta-feira
Brasil
Brasil investiga 10 novos casos suspeitos de gripe aviária; nenhum em granjas comerciais
Imagem ilustrativa
Brasil
Mais três marcas de azeite são proibidas de serem vendidas pela Anvisa
Quatro morrem em colisão entre caminhão e ambulância da cidade de Marco, no Ceará
Brasil
Colisão entre ambulância que carregava pacientes e caminhão deixa quatro mortos
Deputada federal Carla Zambelli
Brasil
Zambelli teve ajuda de R$ 285 mil em 'vaquinha' antes de sair do país
Presidente Lula e ministros assinam ato em cerimônia no Palácio do Planalto
Brasil
Lula anuncia aporte de R$ 825,7 milhões ao Fundo Amazônia

Mais Lidas

Indivíduos foram presos pela DHPP
Polícia
Assassinos de Moraci são presos quatro meses após execução nas Moreninhas
Pai mata vizinho após ver solicitação de amizade nas redes sociais da filha de 17 anos
Polícia
Pai mata vizinho após ver solicitação de amizade nas redes sociais da filha de 17 anos
Ele foi assassinado no meio da rua
Polícia
JD1TV: 'Ferrugem' é morto a tiros no Los Angeles
Grávida que morreu durante crise de epilepsia em Campo Grande tinha 19 anos
Polícia
Grávida que morreu durante crise de epilepsia em Campo Grande tinha 19 anos