O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), em parceria com diversos órgãos do Estado, realiza no próximo sábado (19) a Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio. O evento será no Parque Jacques da Luz, bairro Moreninhas, em Campo Grande, das 8h às 17h.
Na última terça-feira (15), uma reunião no Salão Pantanal do TJMS reuniu a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS; a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel; a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; secretários de Estado e representantes de várias instituições para apresentar os detalhes da ação.
Idealizada pela desembargadora Jaceguara, a ação visa transformar a campanha Todos por Elas em uma política pública descentralizada, alcançando diretamente as populações mais vulneráveis. Segundo a magistrada, “não é um evento, é um modelo, uma política pública, uma rede estratégica para salvar vidas e devolver dignidade a quem mais precisa.”
A iniciativa integra as medidas da atual presidência do TJMS, desembargador Dorival Pavan, para fortalecer as mulheres e combater o ciclo de violência doméstica.
Mais de 90 instituições públicas e privadas participam do evento, oferecendo gratuitamente mais de 300 serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, lazer, habitação, capacitação profissional e acesso à justiça. O foco principal é atender mulheres em situação de violência, prevenindo o feminicídio.
Entre os destaques está o atendimento especial às mulheres vítimas de violência, com orientações jurídicas, apoio psicossocial, serviços de saúde e oferta de vagas de emprego por uma grande rede atacadista. O gestor de RH da empresa informou que as vagas para operadoras de caixa, atendentes e outras funções terão condições especiais, como flexibilidade de horários, auxílio-creche, plano odontológico, vale-transporte, refeição no local e possibilidade de crescimento profissional.
Os serviços oferecidos incluem:
-
- Atendimentos jurídicos em família, trabalhista e previdenciária, com participação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB;
-
- Emissão de documentos como RG, CPF, título de eleitor e certidões;
-
- Atendimentos de saúde com vacinação, exames preventivos, orientação psicológica, odontológica e primeiros socorros;
-
- Cursos de capacitação e oficinas de geração de renda;
-
- Atendimento habitacional e negociação de débitos de serviços básicos;
-
- Atividades culturais, esportivas e recreativas para todas as idades.
A desembargadora Jaceguara destacou a importância da união entre poderes, empresas e sociedade civil para o sucesso da ação: “Essa ação só é possível porque mais de 90 parceiros entenderam que a violência contra a mulher é um problema de todos. Prevenir é salvar vidas.”
A primeira-dama, a prefeita e os demais parceiros reforçaram o compromisso de levar a iniciativa para outros bairros de Campo Grande e, futuramente, para outros municípios do Estado.
A Ação Cidadania #TodosPorElas é promovida pelo Sistema Fiems, TV Morena, Assembleia Legislativa, TJMS e Governo do Estado, com apoio de dezenas de instituições e lideranças comunitárias. O evento é gratuito e aberto a toda a população.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Parlamentares cobram penalidades após grito de guerra polêmico de formandos da PM

Vereador afirma que servidores estão "sangrando" sem reajuste na Capital

Lei autoriza patrocínio privado em decoração natalina de Campo Grande

Café da manhã passa a integrar refeições do RU na UFMS de Campo Grande

Procon de Campo Grande monta projeto para proteger idosos de golpes

Sancionada Lei que cria o 'Banco de Emprego para a Juventude'

Guardas gravados agredindo suspeito querem voltar às ruas e pedem arma de volta

MS adere à campanha nacional de coleta de DNA de familiares de desaparecidos

TJ cassa decisão judicial que impedia avanço da construção na Chácara Cachoeira
