Menu
Menu
Busca sexta, 02 de maio de 2025
Clima

Mato Grosso do Sul ampliará número de rede de estações meteorológicas para 2025

Convênio entre Semadesc e Aprosoja-MS permite a cobertura total do território sul-mato-grossense

30 setembro 2024 - 09h56Luiz Vinicius

A partir do ano que vem, Mato Grosso do Sul terá total cobertura da rede meteorológica com a incrementação de 19 novas estações, que somam as atuais, e chegará a 61 pontos de cobertura em todo o Estado.

Convênio assinado entre a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a Aprosoja-MS, no valor de R$ 7,89 milhões, garante a execução de projeto do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e estende a abrangência terrestre da rede de estações para 100% do território sul-mato-grossense.

A ampliação da rede de estações meteorológicas vai fornecer dados climáticos consistentes e precisos, essenciais para a tomada de decisões estratégicas que promovam o desenvolvimento sustentável do Estado.

As informações que são geradas subsidiam o planejamento em diversos setores da economia, como agronegócio, indústria e turismo, além de facilitar a prevenção de desastres climáticos, como incêndios florestais.

Das 19 estações meteorológicas, 12 serão instaladas nos municípios de Alcinópolis, Aquidauana, Amambai, Anaurilândia, Água Clara, Inocência, Figueirão, Naviraí, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Paraíso das Águas e Corguinho. Outras sete serão instaladas na Planície Pantaneira, distribuídas em regiões como Rio Paraguai, Nabileque, Nhecolândia, Abobral, Cáceres e Paiaguás.

Segundo a coordenadora do Cemtec, meteorologista Valesca Fernandes, “a ampliação da rede permite um melhor monitoramento da variabilidade climática, possibilitando uma compreensão mais profunda das mudanças climáticas e seus impactos na região, como secas prolongadas e chuvas intensas. Com um maior número de dados coletados, as previsões meteorológicas se tornam mais acuradas, favorecendo a calibragem dos modelos de previsão e, consequentemente, serviços meteorológicos mais eficazes”.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia começou fresquinho em Campo Grande
Clima
Meteorologia ainda prevê tempo ameno para a sexta-feira em MS
Sol deve predominar nos próximos dias
Clima
Feriado será quente e seco em Mato Grosso do Sul
Céu azul novamente para mais um dia de frio em Campo Grande
Clima
Bota casaco! Frio aparece para valer no último dia de abril em MS
Céu azul e friozinho logo cedo em Campo Grande
Clima
Friozinho de 10°C 'obriga' sul-mato-grossenses a pegarem casaco nesta terça
Frio chega em Mato Grosso do Sul
Clima
Frio 'espanta' chuva e deve ter temperaturas abaixo dos 11°C em MS
Foto: Sarah Chaves
Clima
Com possibilidade de pancadas de chuva, previsão alerta para risco de alagamentos em MS
Campo Grande amanheceu com céu nublado novamente
Clima
Mais chuva? Domingo pode ter clima instável em Mato Grosso do Sul
Céu amanheceu com bastante nuvens
Clima
Clima instável continua e sabadão pode ter mais chuva em MS
Imagens do Parque dos Poderes
Clima
Campo Grande foi a 2ª cidade com maior volume de chuva nas últimas 24h em MS
Céu de Campo Grande amanheceu nublado
Clima
Sexta-feira promete ser de chuva volumosa em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Polícia
Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Motociclista não resistiu ao acidente
Polícia
JD1TV: Motoentregador bate em carro, cai e morre atropelado na Joaquim Murtinho
Jovem pede socorro em entrevista de emprego após ser mantida em cárcere privado na Capital
Polícia
Jovem pede socorro em entrevista de emprego após ser mantida em cárcere privado na Capital
Cantor de sertanejo morre após bater carro e capotar depois de gravação em televisão
Polícia
Cantor de sertanejo morre após bater carro e capotar depois de gravação em televisão