A capacidade útil disponível no país para armazenamento de alimentos caiu 0,6% do primeiro para o segundo semestre de 2017, totalizando 167 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os silos predominaram no segundo semestre com 78,8 milhões de toneladas, o que representa 47,2% da capacidade útil total do país. Apesar disso, houve uma queda de 0,5% na capacidade desse tipo de local de estocagem.
Os armazéns graneleiros e granelizados, responsáveis por 37,8% da armazenagem nacional, atingiram 63,1 milhões de toneladas de capacidade útil armazenável, apresentando crescimento de 0,1%.
Já os aos armazéns convencionais, estruturais e infláveis, somaram 25,1 milhões de toneladas, uma queda de 2,5% em relação ao primeiro semestre de 2017.
Alimentos estocados
O estoque de produtos agrícolas cresceu 28% no segundo semestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior, ao passar de 24,6 milhões de toneladas armazenadas no segundo semestre de 2016 para 31,5 milhões no segundo semestre de 2017.
Entre os produtos agrícolas, o maior volume estocado foi o de milho (13,8 milhões de toneladas), seguido pela soja (8,5 milhões), trigo (3,8 milhões), arroz (2,1 milhões) e café (971,3 mil toneladas).
Em relação ao segundo semestre de 2016, os estoques dos principais grãos do país tiveram aumento no segundo semestre de 2017: milho (63,8%), soja (36,1%) e arroz (48,5%).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mutirão da Febraban para negociar dÃvidas com bancos vai até dia 31 de março

Receita divulga datas de restituição de IR e 1º lote sai em 29 de maio

Governo libera crédito emergencial para atingidos pelas chuvas

Da vitrine a cozinha: Páscoa vira fonte de renda na Capital

Economia pode crescer 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Governo prioriza abastecimento e segurar preço do diesel, diz Alckmin

Petrobras aprova adesão ao programa do governo para baratear diesel

Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e volta ao nÃvel recorde

INSS alerta para golpe com aplicativo falso de reembolso







