A Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) suspendeu temporariamente compras de carne bovina de três unidades de frigoríficos brasileiros por "não conformidades" em relação aos "requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros".
O órgão do governo chinês não detalhou do que se tratam as não conformidades. Procurado, o Ministério da Agricultura do Brasil deve dar mais detalhes.
- uma unidade da Frisa, em Nanuque (MG);
- uma planta da Bon-Marte, em Presidente Prudente (SP);
- outra da JBS, em Mozarlândia (GO).
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), também foram suspensos outros dois frigoríficos da Argentina, além de um do Uruguai e outro da Mongólia – este último referente às carnes bovina e ovina.
"Seguindo a regulamentação vigente, o GACC determinou a suspensão temporária das importações desses estabelecimentos a partir de 3 de março de 2025. As empresas envolvidas já foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para atender às exigências da autoridade sanitária chinesa", disse a Abiec.
A associação disse que está em diálogo com as autoridades competentes para resolver a questão, junto ao Ministério da Agricultura. "Importante destacar que os demais estabelecimentos habilitados seguem operando normalmente, assegurando o fluxo das exportações de carne bovina brasileira ao mercado chinês", destacou a associação.
"O Brasil reafirma sua confiança na robustez do controle sanitário nacional, conduzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e segue trabalhando ativamente para solucionar os questionamentos apresentados com celeridade, garantindo a segurança e qualidade da carne bovina exportada", completou.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Energisa amplia acesso à Tarifa Social com isenção de até 100% na conta de luz

Abertura de empresas cresce 15% em junho em Mato Grosso do Sul

Haddad defende reglobalização sustentável e taxação de super-ricos

Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

Dívida da Venezuela com o Brasil ultrapassa R$ 10,3 bilhões

Dólar cai e tem menor valor em mais de um ano

Maioria das empresas de MS se manteve estável ou em crescimento em maio

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Cebola, cenoura e pimentão ficam mais baratos em MS; frutas sobem com o frio
