Menu
Busca segunda, 17 de maio de 2021
(67) 99647-9098
TJMS - maio21
Economia

Entrega da declaração de imposto de renda começa nesta quinta-feira (06)

06 março 2014 - 12h17Via Portal Brasil
Começa nesta quinta-feira (06) e vai até o dia 30 de abril o prazo para os contribuintes entregarem a declaração de Imposto de Renda. São obrigados a declarar pessoas físicas que tiveram rendimentos superiores R$ 25.661,00 no ano. A Receita Federal espera receber a declaração de 27 milhões de pessoas.

A entrega da declaração deverá ser feita pela internet, utilizando o programa de transmissão da Receita Federal, o Receitanet. Como no ano passado, também será possível fazer a entrega por meio de aplicativos de dispositivos como tablets e smartphones. Uma novidade para este ano é a possibilidade de fazer a declaração previamente preenchida.

“De inovação, a gente tem aí a questão de você ter uma declaração que pode vir com várias informações já pré-preenchidas, desde que o contribuinte tenha certificado digital. Certificado digital seria a identidade virtual, digital mesmo da pessoa. Então, ela adquire isso, na verdade, junto à Serasa, Caixa Econômica, órgãos credenciadores”, explica o contador Renato Lucena.

A recomendação de especialistas é a mesma de outros anos. O ideal é entregar a declaração o quanto antes. Os lotes regulares começam a ser liberados no dia 16 de junho e terminam em 15 de dezembro de 2014, e os contribuintes que enviarem no início do prazo devem receber a restituição nos primeiros lotes, exceto em caso de algum erro.

O contador Renato Lucena dá ainda outras dicas de cuidados que o contribuinte deve ter: “Quanto às informações, no caso da declaração, é importante observar se a documentação é idônea. Então, recibos dados pelo médico, contém ali o CRM, contém o CPF, contém o nome legível... Quando é uma nota fiscal, observar se é uma nota fiscal de fato, se está dentro do prazo de validade. Tudo isso é importante”, afirma.

Este ano, a Receita não vai receber declarações em disquete. Os formulários de papel já haviam sido abolidos pela Receita Federal. A multa mínima para quem não entregar no prazo é de R$ 165,00. Para obter mais informações e detalhes sobre a declaração de Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita Federal.
Genetica 1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Saque do auxílio está disponível para beneficiários nascidos em dezembro
Brasil
Caixa inicia pagamento da 2ª parcela do auxílio; confira o calendário
Economia
Caixa antecipa 2ª parcela do auxílio emergencial; veja o calendário
Economia
Saque do auxílio emergencial está disponível para novo grupo
Economia
Beneficiários nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial
Economia
Beneficiários nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial
Cidade
Véspera do Dia das Mães lota centro da Capital
Economia
Beneficiários nascidos em junho podem sacar auxílio emergencial nesta sexta
Economia
Nascidos em maio podem sacar auxílio emergencial
Economia
Beneficiários nascidos em abril podem sacar auxílio emergencial

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio