Menu
Menu
Busca sábado, 12 de julho de 2025
Economia

Estado e parceiros lançam hoje projeto de incremento ao leite de MS

04 junho 2012 - 09h51Divulgação

Com a união do Governo do Estado às prefeituras e instituições da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso do Sul, será lançado nesta segunda-feira (04) o Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteira na Região Central de MS - Leite Forte. A iniciativa propõe reverter a situação produtiva e econômica do leite no Estado, estagnada praticamente há mais de dez anos. A solenidade acontece a partir das 8 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – Auditório Germano de Barros, na Capital.

O Projeto Leite Forte nasce com a criação do Subprograma de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira em Mato Grosso do Sul – no âmbito do Programa de Avanços da Pecuária (Proape), que já existe há nove anos – com a meta de revitalizar a pecuária leiteira sul-mato-grossense de forma sustentável, profissionalizada e melhorando a renda dos produtores na região central do Estado.

“Trata-se de um conjunto de ações voltadas ao produtor de leite, baseadas em gestão e assistência técnica de qualidade, efetiva e contínua, visando o incremento da produtividade e da qualidade do leite. A proposta é de uma coordenação eficiente de todas essas ações para que os resultados sejam efetivamente alcançados e a meta de incrementar esta potencial atividade seja atingida”, explica a Secretária Tereza Cristina ao destacar que “a integração entre as prefeituras e instituições apoiadoras, sem dúvida, é um grande diferencial, pois somente com o envolvimento de toda a cadeia acreditamos no sucesso desse trabalho”.

Numa primeira etapa o Projeto Leite Forte se propõe atender 1.500 produtores na região central do estado – 17 municípios, aumentando a produção e a qualidade em até 240 mil / litros / dia, ao longo de três anos. Com a consolidação desta etapa, a meta é estender o projeto aos demais municípios do estado.

O Secretário Adjunto da Seprotur, Paulo Engel, que vem integralmente acompanhando a elaboração do Projeto, ressalta que para execução do Leite Forte serão capacitados 50 técnicos que prestarão assistência técnica e gerencial aos produtores beneficiados. “Estruturamos na Seprotur uma equipe para coordenar e supervisionar os trabalhos destes técnicos e acompanhar os resultados esperados. Além do aumento da produção esperamos como benefício a manutenção e a expansão de cerca de 5 mil empregos diretos, além de outros indiretos, no campo e nas indústrias de laticínios”, detalha Engel.

Municípios
Os municípios envolvidos na primeira etapa do Leite Forte são: Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.

Parceiros
O Governo do Estado, através da Seprotur, soma-se as seguintes instituições para a realização do Projeto: Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, Agraer, Iagro, AEM, Junta Comercial, Cedrs, Ceasa, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Estado de Meio Ambiente/Instituto de Maio Ambiente de MS, Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos, Assomasul, Famasul/Funar/Senar, Sebrae-MS, Fiems/Senai, Fetagri, FAF, CUT, MST, Ministério da Agricultura/Embrapa/OCB-MS, Ministério do Desenvolvimento Agrário/Incra, Ministério da Integração Nacional/Sudeco, Ministério do Desenvolvimento Social, UEMS, BNDES, Banco do Brasil, Fundação BB e Sicredi.

Serviço
O Projeto Leite Forte será lançado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – Auditório Germano de Barros, localizado na Avenida Waldir dos Santos Pereira S/Nº, Parque dos Poderes, na Capital. Informações pelo telefone (67) 3318-5013/5014/5023.

Programação
8hs – Milk Break
8h30 – Coletiva de Imprensa
9hs – Abertura do Evento

Via Notícia MS

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

IBGE apresentou índices da inflação
Economia
Setor de serviços cresce 0,1% em maio e atinge recorde da série
Fachada de prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Economia
INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais
Dólares e moedas estrangeiras
Economia
Dólar dispara e ultrapassa R$ 5,60 após anúncio de tarifa dos EUA
Alimentos tiveram redução nos preços
Economia
Preços de alimentos caem, inflação perde força e fecha junho em 0,24%
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Economia
Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros; veja nota enviada a Lula
Na edição de julho, Café com Negócios debate papel estratégico da indústria em MS
Economia
Na edição de julho, Café com Negócios debate papel estratégico da indústria em MS
Tebet defende meta fiscal em audiência sobre LDO de 2026
Economia
Tebet defende meta fiscal em audiência sobre LDO de 2026
Tarifa Social chega a famílias de baixa renda
Economia
Energisa amplia acesso à Tarifa Social com isenção de até 100% na conta de luz
Abertura de empresas superou expectativas
Economia
Abertura de empresas cresce 15% em junho em Mato Grosso do Sul
Haddad também falou no Brics, que acontece no Rio de Janeiro
Economia
Haddad defende reglobalização sustentável e taxação de super-ricos

Mais Lidas

Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Polícia
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
A pequena morreu na manhã de hoje
Polícia
Bebê que morreu ao ser estuprada pelo pai sofria maus-tratos: 'infestação de piolhos e larvas'
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mãe cadeirante vê bandidos atirarem na cabeça do filho que estava dentro do caixão