Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Economia

Fiems recebe delegação paraguaia para rodada de negócios

Ministro da Indústria e Comércio paraguaio se mostrou otimista com as perspectivas de negócios entre MS e Paraguai

22 setembro 2021 - 17h30Méri Oliveira    atualizado em 27/09/2021 às 10h58

O Sistema Fiems recebeu, na tarde de hoje (22), na Casa da Indústria, em Campo Grande, uma missão empresarial do Paraguai para a realização de um seminário, seguido de uma rodada de negócios. A delegação paraguaia conta, entre outros membros, com o ministro paraguaio da Indústria e Comércio, Luís Alberto 

O principal objetivo do evento é fortalecer vínculos de integração de cadeias produtivas com empresas do Mato Grosso do Sul, de forma a fomentar o comércio de produtos e serviços paraguaios no mercado local. A rodada de negócios contou, ainda, com empresas campo-grandenses e empresas paraguaias de segmentos variados expondo seus produtos.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a integração comercial entre os dois países pode trazer benefícios para o estado, região de fronteira e empresários dos dois lados ao conhecer as ações dos dois países . "A integração comercial, quaisquer produtos muitas vezes importantes que possam vir do Paraguai, manufaturados por lá também, ou da mesma forma daqui pra lá. Temos projetos importantes, como Fomentar Fronteiras, Indústrias Sem Fronteiras e, desta forma, essa integração é importante para o ministro conhecer as nossas ações, e também nós conhecermos as ações do governo paraguaio com os empresários brasileiros", explica.

O ministro Luís Alberto Castiglioni salienta que o estreitamento de laços comerciais entre Brasil e Paraguai tem vantagens estratégicas e pode trazer muitos benefícios, permitindo que produtos do MS cheguem mais rápido a mercados do outro lado do planeta, além de contribuir para a  melhora da infraestrutura tanto do lado brasileiro, quanto do lado paraguaio. 

Fiems

"Há um ano, o relacionamento entre o Brasil e o Paraguai aumentou consideravaelmente, com valorizações estratégicas no âmbito da integração, como a construção de duas pontes internacionais, sendo uma ao sul, na altura de Foz do Iguaçu, e a outra aqui perto, na altura de Porto Murtinho. À parte, lançamos uma proposta ao Brasil há dois anos, para que construamos uma terceira ponte internacional, sobre o Rio Apa, na altura de São Lázaro, nos ligando diretamente a essa região do Brasil, do Mato Grosso do Sul, porque entendemos que para nos integrarmos, precisamos fortalecer nossa cadeia logística, fortalecer nossa capacidade para gerir o tráfico intenso que haverá na Rota Bioceânica. Essa rota será como o Canal do Panamá e vai permitir que o produto do MS chegue mais rapidamente ao mercado asiático por este lugar, provavelmente com menor custo", detalha o ministro paraguaio. 

Já o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck adiantou que na sexta-feira deve ser realizada uma reunião da Comissão Mista para homologar a licitação das obras de construção da ponte internacional em Foz do Iguaçu e da rota Bioceânica, são dois consórcios vencedores, sendo um para construir a ponte e o outro, para construir a Rota Bioceânica. "Se na sexta-feira nós homologarmos, então seria aí mais 15 dias para fazer a contratualização deste processo, então a gente continua com a perspectiva de que tenha início das obras ainda este ano, provavelmente, em meados de novembro". 

As ações visam parcerias e acordos comerciais que devem beneficiar os dois países e, em especial, o estado de MS, posto que se localiza em uma região estratégica e que pode  vir a abarcar duas pontes internacionais (Porto Murtinho e a ponte sobre o Rio Apa), caso a proposta da terceira ponte citada pelo ministro Castiglioni seja abraçada. Com isso, MS pode ter, ainda, forte estímulo econômico e industrial nos próximos anos.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Economia
Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Novo Bolsa Família do Governo Federal
Economia
Beneficiários de NIS final 7 recebem parcela do Bolsa Família nesta quinta
Foto: Header
Economia
Pela 10ª vez, Mercado eleva projeção do PIB que deve ficar acima de 2% em 2024
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Economia
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Receita Federal
Economia
Receita Federal abre consulta a novo lote residual do IR
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 5 recebem parcela do Bolsa Família nesta terça
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto
Economia
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto
Agência do INSS
Economia
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 4 recebem parcela do Bolsa Família nesta segunda
Lula e Arata Ichinose
Economia
Honda anuncia investimento de R$ 4 bilhões no interior de São Paulo

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
"Playboy da Mansão" Marcel Costa Hernandes Colombo, 31 anos, foi assassinado com tiros de pistola 9mm
Justiça
Após derrotas recursais, 'Jamilzinho' vai a júri pela morte de 'Playboy da Mansão'
Foto: Câmara Municipal
Política
Claudinho Serra desmente renúncia