O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que o governo federal enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e criar um novo modelo de crédito consignado.
A modalidade de saque-aniversário do FGTS, implementada em 2020, permite ao trabalhador sacar anualmente, durante o mês de seu aniversário, parte do saldo de das contas ativas e inativas.
Segundo o ministro, que anunciou a novidade durante cerimônia em comemoração aos 58 anos do FGTS, a mudança permitirá que o trabalhador use seu FGTS como garantia na aquisição de crédito consignado em caso de demissão, mas apenas nessas circunstâncias.
Os empregados também poderão escolher a instituição financeira que oferecer as melhores taxas, sem a necessidade de convenções entre empresas e instituições financeiras.
"Estamos dialogando primeiro dentro do governo e, agora, queremos debater com o Congresso para aprovar uma proposta que garanta crédito acessível ao trabalhador, preservando a função do fundo como proteção em caso de desemprego", explicou o ministro.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Longen vê possibilidades para indústria de MS em guerra comercial entre EUA e China

Haddad diz que Brasil não deve temer recessão após tarifas de Trump

Atividade econômica brasileira cresce 0,4% em fevereiro

Nelsinho apresenta proposta que torna obrigatória a educação financeira nas escolas

Número de famílias endividadas cresce na Capital

Pátio Central terá atendimento gratuito para declaração de Imposto de Renda

Conselho Estadual do FCO aprova R$ 224 milhões em reunião na Expogrande

Setor de serviços cresce 0,8% na passagem de janeiro para fevereiro

Com Haddad, Flávio César reforça compensação sobre isenção do imposto de renda
