A queda da taxa entre março e abril foi puxada pelos preços no atacado. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, caiu de 1,87% na segunda prévia de março para 0,91% na segunda prévia de abril.
Os preços no varejo e na construção civil tiveram aumento da taxa de inflação. O Índice de Preços ao Consumidor, que acompanha o varejo, passou de 0,63% na segunda prévia de março para 0,76% na segunda prévia de abril. Já o Índice Nacional de Custo da Construção subiu de 0,25% para 0,47% no período.
IPC-S recua em cinco capitais
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) entre a primeira e a segunda semanas de abril. A maior queda foi observada no Rio de Janeiro; ao passar de 0,92% na primeira semana deste mês para 0,73% na segunda semana.
Os preços também tiveram queda nas cidades de Brasília (0,16 ponto percentual, ao passar de 1,13% para 0,97%), São Paulo (0,15 ponto percentual, ao passar de 0,98% para 0,83%), Salvador (0,14 ponto percentual, ao passar de 0,7% para 0,56%) e Porto Alegre (0,05 ponto percentual, ao passar de 1,2% para 1,15%).
Tiveram alta os preços nas cidades do Recife; ao passar de 0,68% para 0,85% e Belo Horizonte; ao passar de 0,82% para 0,9%.
Glossário
Índice de Preços ao Consumidor Semanal
O IPC-S integra o sistema de índices de preços ao consumidor da FGV, que inclui: IPC-DI, IPC-M, IPC-10, IPC-3i e IPC-C1. Apesar de a coleta ser semanal, a apuração das taxas de variação leva em conta a média dos preços coletados nas quatro últimas semanas até a data de fechamento. O intervalo entre o fim da coleta e sua divulgação é de um dia, um dos mais curtos para os padrões internacionais.
Índice Geral de Preços - Mercado
Usado no reajuste de contratos de aluguel, o IGP-M tem sua segunda prévia calculada com base em preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Economia
Dólar cai e tem menor valor em mais de um ano

Economia
Maioria das empresas de MS se manteve estável ou em crescimento em maio

Economia
Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Economia
Cebola, cenoura e pimentão ficam mais baratos em MS; frutas sobem com o frio

Economia
MS gera 3 mil empregos formais em maio; saldo no ano passa de 20 mil

Economia
Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história

Economia
Caixa finaliza pagamento do Bolsa Família de junho nesta segunda-feira

Economia
Confiança dos empresários do comércio chega ao menor nível dos últimos 12 meses

Economia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários dos NIS final 9 nesta sexta

Economia