Mato Grosso do Sul iniciou 2026 com crescimento na abertura de empresas. Dados divulgados nesta quinta-feira (9) pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) apontam que 1.254 novos negócios foram registrados em janeiro, o segundo maior volume já contabilizado para o mês, sinalizando a manutenção de um ambiente econômico favorável no Estado.
O setor de serviços concentrou a maior parte das aberturas, com 982 novas empresas, o equivalente a 78,31% do total. O comércio apareceu em seguida, com 244 registros (19,4%), enquanto a indústria respondeu por 28 novos empreendimentos, representando 2,23% das constituições no período.
Entre as atividades econômicas com maior número de registros estão as atividades médicas ambulatoriais, holdings e instituições não financeiras, além dos serviços combinados de escritório e apoio administrativo. O desempenho reforça a diversificação da base produtiva e a predominância do setor terciário na economia sul-mato-grossense.
No recorte regional, Campo Grande liderou o ranking de municípios com maior número de novas empresas, somando 546 registros em janeiro. Na sequência aparecem Dourados (120), Três Lagoas (45), Corumbá (28) e Naviraí (20).
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o resultado reflete tanto a expansão da atividade econômica quanto mudanças recentes na legislação tributária. A alteração nas regras de tributação do ganho de capital impulsionou a abertura de empresas do tipo holding, além de estimular processos de reorganização societária no Estado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Inflação oficial de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta

Indústria mantém liderança na geração de empregos em MS

Programa Move Brasil injeta quase R$ 2 bilhões no financiamento de caminhões

Endividamento das famílias deve seguir alto no primeiro semestre de 2026

Dieese aponta que 10 milhões de trabalhadores ficam isentos do Imposto de Renda

Fim da jornada 6×1 preocupa comércio e serviços em Mato Grosso do Sul

Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026

Simulador de aposentadoria do INSS é reativado

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir desta quinta-feira






