Menu
Menu
Busca sábado, 31 de janeiro de 2026
Economia

MS deve retomar taxa de crescimento pré crise

20 julho 2018 - 16h34Da redação com assessoria

Uma pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico aponta que Mato Grosso do Sul deve crescer 2,1 %, em 2019. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20), e os motivos do crescimento são o forte desempenho do agronegócio e a crescente diversificação da base econômica nos últimos três anos. 

Conforme a pesquisa, o estado deve recuperar o patamar de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que registrava no período antes da crise. De acordo com as projeções das empresas de consultoria do mercado financeiro, o PIB de Mato Grosso do Sul vai crescer 2,1%, próximo das prévias feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Segundo a publicação, apesar da lenta recuperação da economia do país, o PIB de 8 das 27 unidades da federação irá recuperar o nível pré-crise no final de 2019. Entre os estados nessa situação estão; Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Acre, Santa Catarina, Mato Grosso, além de Mato Grosso Sul, que será puxado pelo bom desempenho agropecuário.

Os cálculos, segundo o Valor, são dos economistas Adriano Pitoli e Camila Saito, da Tendências Consultoria Integrada, que estimaram os desempenhos regionais do período 2016-2019. O estudo antecipa os números oficiais do PIB por unidade da federação, divulgados pelo IBGE, com três anos de defasagem em relação às Contas Nacionais. Os últimos dados oficiais estaduais referem-se a 2015.

Na avaliação do secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), “esse estudo corrobora com as nossas projeções de crescimento”. “Tivemos um excelente desempenho na soja em 2017, com altos índices de produtividade e aumento da área de plantio, resultando numa safra recorde com mais de nove milhões de toneladas de grãos. Nossa previsão para 2018 e um pouco menor, devido a fatores externos, mas o que nos preocupa no momento é o tabelamento do frete, que pode impactar na competitividade nosso produto”, disse.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Correios reabrem inscrições para Plano de Desligamento Voluntário
Economia
Correios reabrem inscrições para Plano de Desligamento Voluntário
Candidatos na fila em busca de vagas de emprego
Economia
Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
Foto: Jônatas Bis
Economia
Juros altos travam o varejo e avaliação do empresário cai 6,1% em um ano
Lote da Receita Federal será pago
Economia
Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro
Bolsa Família ajudará beneficiários neste mês de janeiro
Economia
Caixa encerra Bolsa Família de janeiro pagando beneficiários do NIS final 0
carteira clt
Economia
Brasil cria 1,279 milhão de postos de trabalho em 2025, aponta Caged
Comércio em Campo Grande
Economia
Metade dos temporários deve ser efetivada no comércio da Capital
Imóveis em cidade do Brasil
Economia
Receita desmente novo imposto para todos os aluguéis por temporada
Cartão do Bolsa Família
Economia
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários de NIS final 9 nesta quinta
Cartão do Bolsa Família
Economia
Caixa paga parcela do Bolsa Família para beneficiários de NIS final 8 nesta quarta

Mais Lidas

Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste
Alyson morreu após receber golpes de faca
Polícia
Suspeito de assassinar Alyson é preso cometendo furto com irmão em Campo Grande