Uma pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico aponta que Mato Grosso do Sul deve crescer 2,1 %, em 2019. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20), e os motivos do crescimento são o forte desempenho do agronegócio e a crescente diversificação da base econômica nos últimos três anos.
Conforme a pesquisa, o estado deve recuperar o patamar de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que registrava no período antes da crise. De acordo com as projeções das empresas de consultoria do mercado financeiro, o PIB de Mato Grosso do Sul vai crescer 2,1%, próximo das prévias feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Segundo a publicação, apesar da lenta recuperação da economia do país, o PIB de 8 das 27 unidades da federação irá recuperar o nível pré-crise no final de 2019. Entre os estados nessa situação estão; Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Acre, Santa Catarina, Mato Grosso, além de Mato Grosso Sul, que será puxado pelo bom desempenho agropecuário.
Os cálculos, segundo o Valor, são dos economistas Adriano Pitoli e Camila Saito, da Tendências Consultoria Integrada, que estimaram os desempenhos regionais do período 2016-2019. O estudo antecipa os números oficiais do PIB por unidade da federação, divulgados pelo IBGE, com três anos de defasagem em relação às Contas Nacionais. Os últimos dados oficiais estaduais referem-se a 2015.
Na avaliação do secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), “esse estudo corrobora com as nossas projeções de crescimento”. “Tivemos um excelente desempenho na soja em 2017, com altos índices de produtividade e aumento da área de plantio, resultando numa safra recorde com mais de nove milhões de toneladas de grãos. Nossa previsão para 2018 e um pouco menor, devido a fatores externos, mas o que nos preocupa no momento é o tabelamento do frete, que pode impactar na competitividade nosso produto”, disse.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa

Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Consumidores da Capital terão 'Campanha Nome Limpo' para quitar contas de luz em atraso

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro

Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias

Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões


O agronegócio vai contribuir para o crescimento, segundo a pesquisa (Divulgação)



