Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Economia

Para Longen, 2021 será o ano de retomada da economia

Apesar da pandemia, a indústria de Mato Grosso do Sul fechou 2020 com bons números

19 fevereiro 2021 - 18h48Matheus Rondon, com informações da assessoria    atualizado em 20/02/2021 às 08h30

Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a indústria de Mato Grosso do Sul fechou 2020 com bons números, principalmente com relação à geração de empregos e exportações, sendo a principal empregadora e exportadora do Estado. Para 2021, a expectativa é de apresentar indicadores ainda melhores, conforme projetou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, nesta segunda-feira (15/02), durante entrevista ao Programa Noticidade 1ª Edição, da Rádio FM Cidade 97.

Ele ainda reforçou a importância de ações para a recuperação econômica para os setores que mais foram afetados pela pandemia, como os do comércio e serviços. “Os bons números da indústria em 2020 foram resultados de diversas ações de crédito, que envolveram o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Além disso, tivemos a questão da competitividade, com trabalhos envolvendo o Governo do Estado para ajustar benefícios e ajudar as empresas a se instalarem ou ampliarem sua produção em Mato Grosso do Sul”, reforçou.

O líder industrial destacou que essas ações, com certeza, trouxeram reflexo na geração de emprego no ano passado e, para este ano, a Fiems está trabalhando com as outras federações representativas do setor produtivo para a construção de um plano de retomada econômica. “É muito fácil falar em retomada, mas precisamos criar ações para isso e algumas delas já estão sendo feitas. Temos trabalhado muito forte nos projetos de biossegurança e manter esses planos ativos nesse período de pandemia é muito importante. Cada vez mais a gente tem dado transparência a esses projetos e as empresas têm procurado se adequar”, afirmou.

Vacina contra a Covid-19

Ainda durante a entrevista, Sérgio Longen ressaltou que a tranquilidade nas linhas de produção só será completa depois da vacinação contra a Covid-19. “O mundo inteiro sabe que a melhor forma de retomada são as vacinas. A Fiems tem 150 mil doses reservadas com a Pfizer e estamos no aguardo da liberação da compra dessa vacina pela iniciativa privada. A própria CNI tem um protocolo de 10 milhões de doses para vacinar os trabalhadores da indústria em nível nacional e, nesse sentido, há uma ação forte da iniciativa privada para a liberação da venda desses imunizantes para as empresas”, informou.

O presidente da Fiems reforça que que há um problema de regulação ainda no Brasil para compra de vacinas pela iniciativa privada. “Eu entendo que cada vez mais, se trouxermos a iniciativa privada para ajudar na imunização, a gente avança positivamente. Tenho uma parceria com o senador Nelsinho Trad nesse projeto e, politicamente, ele tem construído as condições necessárias para que possamos aprovar um projeto de lei autorizando essa aquisição da vacina contra a Covid-19 pelo setor privado”, revelou.

Ele deixou claro que o senador é um grande parceiro nacional da indústria e tem apoiado o setor em diversas ações, em especial, nessa compra das vacinas pela iniciativa privada. “Nós contamos com a estrutura de imunização do Sesi, que todos os anos aplica a vacina H1N1, o que só demonstra nossa capacidade em campanhas desse sentido. Porém, ainda devemos continuar também com as ações de elaboração de protocolos de biossegurança até que a vacinação chegue a todos, seja por meio da iniciativa privada, seja pela parceria dos governos do Estado e Federal”, finalizou.

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link http://www.fiems.com.br/noticias/em-entrevista-longen-volta-a-destacar-2021-como-o-ano-da-retomada-economica/33997

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Economia
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Empresa está melhorando seu portifólio com altos investimentos
Economia
Suzano investe em startup com foco em hidrogel
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 8 recebem parcela do Bolsa Família nesta sexta
Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Economia
Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Novo Bolsa Família do Governo Federal
Economia
Beneficiários de NIS final 7 recebem parcela do Bolsa Família nesta quinta
Foto: Header
Economia
Pela 10ª vez, Mercado eleva projeção do PIB que deve ficar acima de 2% em 2024
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Economia
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Receita Federal
Economia
Receita Federal abre consulta a novo lote residual do IR
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 5 recebem parcela do Bolsa Família nesta terça
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto
Economia
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria