Menu
Busca quinta, 04 de março de 2021
(67) 99647-9098
Economia

Para Longen, 2021 será o ano de retomada da economia

Apesar da pandemia, a indústria de Mato Grosso do Sul fechou 2020 com bons números

19 fevereiro 2021 - 18h48Matheus Rondon, com informações da assessoria

Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a indústria de Mato Grosso do Sul fechou 2020 com bons números, principalmente com relação à geração de empregos e exportações, sendo a principal empregadora e exportadora do Estado. Para 2021, a expectativa é de apresentar indicadores ainda melhores, conforme projetou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, nesta segunda-feira (15/02), durante entrevista ao Programa Noticidade 1ª Edição, da Rádio FM Cidade 97.

Ele ainda reforçou a importância de ações para a recuperação econômica para os setores que mais foram afetados pela pandemia, como os do comércio e serviços. “Os bons números da indústria em 2020 foram resultados de diversas ações de crédito, que envolveram o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Além disso, tivemos a questão da competitividade, com trabalhos envolvendo o Governo do Estado para ajustar benefícios e ajudar as empresas a se instalarem ou ampliarem sua produção em Mato Grosso do Sul”, reforçou.

O líder industrial destacou que essas ações, com certeza, trouxeram reflexo na geração de emprego no ano passado e, para este ano, a Fiems está trabalhando com as outras federações representativas do setor produtivo para a construção de um plano de retomada econômica. “É muito fácil falar em retomada, mas precisamos criar ações para isso e algumas delas já estão sendo feitas. Temos trabalhado muito forte nos projetos de biossegurança e manter esses planos ativos nesse período de pandemia é muito importante. Cada vez mais a gente tem dado transparência a esses projetos e as empresas têm procurado se adequar”, afirmou.

Vacina contra a Covid-19

Ainda durante a entrevista, Sérgio Longen ressaltou que a tranquilidade nas linhas de produção só será completa depois da vacinação contra a Covid-19. “O mundo inteiro sabe que a melhor forma de retomada são as vacinas. A Fiems tem 150 mil doses reservadas com a Pfizer e estamos no aguardo da liberação da compra dessa vacina pela iniciativa privada. A própria CNI tem um protocolo de 10 milhões de doses para vacinar os trabalhadores da indústria em nível nacional e, nesse sentido, há uma ação forte da iniciativa privada para a liberação da venda desses imunizantes para as empresas”, informou.

O presidente da Fiems reforça que que há um problema de regulação ainda no Brasil para compra de vacinas pela iniciativa privada. “Eu entendo que cada vez mais, se trouxermos a iniciativa privada para ajudar na imunização, a gente avança positivamente. Tenho uma parceria com o senador Nelsinho Trad nesse projeto e, politicamente, ele tem construído as condições necessárias para que possamos aprovar um projeto de lei autorizando essa aquisição da vacina contra a Covid-19 pelo setor privado”, revelou.

Ele deixou claro que o senador é um grande parceiro nacional da indústria e tem apoiado o setor em diversas ações, em especial, nessa compra das vacinas pela iniciativa privada. “Nós contamos com a estrutura de imunização do Sesi, que todos os anos aplica a vacina H1N1, o que só demonstra nossa capacidade em campanhas desse sentido. Porém, ainda devemos continuar também com as ações de elaboração de protocolos de biossegurança até que a vacinação chegue a todos, seja por meio da iniciativa privada, seja pela parceria dos governos do Estado e Federal”, finalizou.

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link http://www.fiems.com.br/noticias/em-entrevista-longen-volta-a-destacar-2021-como-o-ano-da-retomada-economica/33997

Peniel - amigos da pizza

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Crise: PIB recua 4,1% em 2020 com 3ª pior queda da história
Economia
Painéis solares vão garantir energia elétrica a 5 mil no Pantanal
Economia
Salário de fevereiro já está na conta dos servidores públicos
Economia
Primeira parcela do novo auxílio será paga neste mês, diz Arthur Lira
Economia
Governo do Estado paga servidores nesta segunda-feira
Economia
Governo congela pauta da gasolina por 15 dias e prevê economia de R$ 0,15
Economia
Governo Federal obriga postos a detalharem preço dos combustíveis
Economia
Para acabar com ICMS, Reinaldo quer fundo de compensação
Economia
Petrobras anuncia 4º aumento de gasolina no ano; diesel tem 3ª alta
Economia
Bandeira tarifária tem déficit de R$ 3 bi, diz Aneel; valor será cobrado nas contas de luz

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio