A Petrobras vai apresentar ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), nesta segunda-feira (1º), os detalhes envolvendo o planejamento da parada técnica da plataforma de Mexilhão, na Bacia de Santos, onde produz cerca de 15 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. O objetivo da reunião é esclarecer dúvidas dos integrantes do Conselho sobre eventuais impactos no setor elétrico.
Em nota, a Petrobras esclarece que para compensar a parada em Mexilhão, o planejamento realizado pela companhia “envolveu aumento na oferta nacional de gás natural por meio da importação de gás natural liquefeito (GNL), bem como a parada para manutenção programada de usinas termelétricas em coordenação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”.
“A avaliação da Petrobras é de que as medidas garantem a oferta de gás natural durante os 45 dias em que duram as obras, uma vez que a produção concentrada em Mexilhão responde por menos de 10% da oferta no mercado nacional”, diz a estatal.
O presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, reuniu-se ontem (30), em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, quando apresentou o plano de investimentos da empresa e esclareceu os trâmites da parada técnica da plataforma de Mexilhão. O ministro informou que pediria ao presidente da Petrobras que adiasse por “um ou dois meses” a manutenção programada para a plataforma de Mexilhão.
Na nota, a Petrobras esclarece ainda que a parada programada de Mexilhão envolve investimentos da ordem de R$ 1 bilhão e mobiliza mais de 500 pessoas. “O projeto atende a exigências legais de segurança do Ministério do Trabalho (NR-13), além de adaptar as instalações para o escoamento da crescente produção de gás natural no pré-sal da Bacia de Santos, e teve seu planejamento iniciado em 2014”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Brasil cria 1,279 milhão de postos de trabalho em 2025, aponta Caged

Metade dos temporários deve ser efetivada no comércio da Capital

Receita desmente novo imposto para todos os aluguéis por temporada

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários de NIS final 9 nesta quinta

Caixa paga parcela do Bolsa Família para beneficiários de NIS final 8 nesta quarta

Carnaval de 2026 deve movimentar R$ 25,2 milhões na Capital, aponta estudo

Prévia da inflação oficial de janeiro perde força e fica em 0,20%

Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS

Caixa paga parcela do Bolsa Família para beneficiários de NIS final 7 nesta terça

Uma reunião já foi realizada na segunda-feira (30), em Brasília (Reprodução/ Internet)



