Menu
Menu
Busca quarta, 18 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Economia

Preços dos alimentos caem e aliviam a inflação, diz FGV

23 setembro 2016 - 13h56Portal Brasil

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou variação de 0,18% na terceira prévia de setembro, variação que é 0,09 ponto percentual inferior à da última apuração (0,27%).

Cinco dos oito grupos pesquisados tiveram queda com destaque para alimentação (de 0,44% para 0,11%). Nesta classe de despesa, o índice teve o impacto, principalmente, dos laticínios, que ficaram em média 1,86% mais baratos. No levantamento anterior, os preços destes produtos já tinham recuado 0,21%.

A pesquisa do IPC-S é feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) em sete capitais: Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.

Em educação, leitura e recreação houve alta de 0,39%, bem abaixo do aumento verificado na segunda prévia (0,72%). No grupo transportes, a variação caiu de 0,04% para 0,02%; em saúde e cuidados pessoais (de 0,39% para 0,37%) e despesas diversas (de -0,22% para -0,28%).

Alimentação e roupas

Já em habitação, houve elevação no ritmo de aumento (de 0,21% para 0,27%) e o mesmo foi constatado em vestuário (de 0,05% para 0,33%) e comunicação (de -0,01% para 0,01%).

Os itens que mais pressionaram a inflação no período foram: plano e seguro de saúde com alta de 1,05%; banana-nanica (28,69%); refeições em bares e restaurantes (0,46%); tomate (10,91%) e passagem aérea (9,61%).

Entre os que ajudaram a conter a inflação estão: leite tipo longa vida (-7,02%); batata-inglesa (-22,50%); gasolina (-1,03%); banana-prata (-6,01%); feijão-carioca (-4,68%).

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

A pesquisa abrangeu cinco tipos de combustíveis não aditivados, gasolina, etanol, diesel S500, diesel S10 e GNV
Economia
Procon-MS aponta variação de até 21% no preço do diesel em postos de Campo Grande
Intuito também é evitar greve dos caminhoneiros
Economia
Governo propõe que estados zerem ICMS do diesel importado
Famílias de MS recebem o Bolsa Família
Economia
Caixa começa a pagar Bolsa Família de março
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Economia
Haddad fará proposta aos estados para conter preços dos combustíveis
Posto de Gasolina
Economia
Governos estaduais negam redução de imposto sobre diesel
Foto: Divulgação
Economia
Exportações industriais de MS batem recorde no 1º bimestre
Contas de energia em atraso podem ser negociadas
Economia
Mais de 200 mil consumidores podem renegociar dívidas de energia em MS
Bets são virais no Brasil
Economia
Receita exigirá declaração de ganhos com bets no Imposto de Renda
Vilão dos campo-grandenses, cartão segue sendo uma dor de cabeça
Economia
Mutirão da Febraban para negociar dívidas com bancos vai até dia 31 de março
Receita Federal
Economia
Receita divulga datas de restituição de IR e 1º lote sai em 29 de maio

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Mandado está sendo cumprido no Camelódromo
Polícia
Camelódromo é alvo de operação da PF contra esquema milionário de descaminho
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Momento do crime - Foto: Arte / JD1
Polícia
Vídeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova