Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Economia

'Prévia do PIB' tem expansão de 0,29% no primeiro trimestre de 2014

16 maio 2014 - 11h56Via G1
O nível de atividade da economia brasileira iniciou o ano de 2014 com pequena aceleração, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (16) pelo Banco Central.

O Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br - um indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB pela autoridade monetária - registrou aumento de 0,29% no primeiro trimestre deste ano, sobre os três últimos meses de 2013. Neste caso, a comparação foi feita pelo indicador dessazonalizado.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2013, ainda de acordo com informações do BC, sem ajuste sazonal (considerado mais apropriado, neste caso, por especialistas), o avanço do IBC-Br foi um pouco maior: de 1,56%.

O resultado oficial do PIB do primeiro trimestre será conhecido somente no dia 30 de maio, em divulgação que será feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Resultado de março
Apesar da alta no primeiro trimestre deste ano, os números do IBC-Br, divulgados pelo Banco Central, indicam que a economia brasileira teria desacelerado em março deste ano - quando o indicador teve retração de 0,11% frente ao mês anterior. Em fevereiro, houve pequena expansão de 0,02% (dado revisado) na comparação com o mês anterior. Em janeiro, por sua vez, o indicador avançou 1,47% (dado revisado) - impulsionando o resultado do primeiro trimestre de 2014.

Recessão técnica
Números revisados pelo Banco Central sobre o IBC-Br do ano passado indicam que a economia brasileira poderia ter entrado em recessão técnica no fim de 2013 - fenômeno que se caracteriza por dois trimestres consecutivos de queda do PIB. Entretanto, os números que poderiam "oficializar" a recessão são somente do IBGE - e não do Banco Central.

No quarto trimestre do ano passado, ainda de acordo com a autoridade monetária, o IBC-Br registrou uma retração de 0,04%. Os números mostram ainda que, no terceiro trimestre do ano passado (entre julho e setembro de 2013), a economia brasileira também teria registrado contração - neste caso, de 0,24%.

Resultados do IBC-Br x PIB
O IBC-Br foi criado para tentar ser um "antecedente" do PIB. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. Os últimos resultados do IBC-Br, porém, não têm mostrado proximidade com os dados oficiais do PIB, divulgados pelo IBGE.

Em 2012, por exemplo, o IBC-Br mostrou um crescimento de 1,6%. Posteriormente, o resultado oficial do PIB mostrou uma alta menor, de 1%. O mesmo aconteceu no primeiro, no segundo e no terceiro trimestres de 2013. Entre julho e setembro do ano passado, o indicador teve retração de 0,21%, mas o PIB caiu mais – 0,5%.

O Banco Central já avaliou, em 2013, que o IBC-Br não seria uma medida do PIB, mesmo que tenha sido criado para tentar antecipar o resultado, mas apenas "um indicador útil" para o BC e para o setor privado. "Se o IBC-Br acertasse na mosca é que seria surpreendente", afirmou o diretor de Política Econômica da entidade, Carlos Hamilton, no fim de 2012.

IBC-Br
Antes divulgado por estados e por regiões, desde o início do ano passado o indicador passou a ser calculado com abrangência nacional. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, indústria e setor de serviços, além de impostos.

"A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores da economia acrescida dos impostos sobre produtos, que são estimados a partir da evolução da oferta total (produção mais importações)", explicou o Banco Central.

Definição dos juros
O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros (Selic) do país. Com o menor crescimento da economia, por exemplo, teoricamente haveria menos pressão inflacionária. Atualmente, entretanto, os juros básicos estão em 11% ao ano, após nove elevações desde abril do ano passado.

Pelo sistema de metas de inflação que vigora no Brasil, o BC precisa calibrar os juros para atingir as metas preestabelecidas. Para 2014 e 2015, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Desse modo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país e medida pelo IBGE, pode ficar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida.

A expectativa do mercado financeiro é que os juros básicos da economia sejam mantidos inalterados no atual patamar de 11% ao ano. Isso porque o BC sinalizou, na ata da última reunião do Copom, que poderia interromper o ciclo de alta da Selic, percepção que foi reforçada posteriormente por declarações do presidente da autoridade monetária.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Empresa está melhorando seu portifólio com altos investimentos
Economia
Suzano investe em startup com foco em hidrogel
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 8 recebem parcela do Bolsa Família nesta sexta
Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Economia
Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Novo Bolsa Família do Governo Federal
Economia
Beneficiários de NIS final 7 recebem parcela do Bolsa Família nesta quinta
Foto: Header
Economia
Pela 10ª vez, Mercado eleva projeção do PIB que deve ficar acima de 2% em 2024
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Economia
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Receita Federal
Economia
Receita Federal abre consulta a novo lote residual do IR
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 5 recebem parcela do Bolsa Família nesta terça
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto
Economia
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto
Agência do INSS
Economia
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria