A proposta de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 deve projetar uma redução de gastos para o próximo ano, principalmente diante da queda da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o gás importado da Bolívia pela Petrobras que passa por Mato Grosso do Sul.
A leitura foi feita pelo secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, em entrevista ao Jornal O Estado. O plano é enxugar quando precisar. "O governador falou que temos que evitar gastos excessivos e usar com qualidade. O percentual do gás era 22% da receita do ICMS e diminuiu mais da metade", concluiu o secretário.
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), apontou que o Estado apresentou queda de 0,58% na receita em janeiro deste ano, se comparado com janeiro de 2024. "No semestre o gás vem já diminuindo a passo largo. Então o governo tem uma preocupação, nós temos que segurar o cinto. A preocupação do governador com a responsabilidade fiscal é muito grande", explicou Eduardo Rocha.
A chegada de indústrias deve melhorar o cenário geral. "Essas indústrias que estão chegando num desenvolvimento muito forte, elas têm benefícios fiscais, se não, não vêm. Então, claro que com o tempo elas vão começar a pagar imposto, paga já um pouco, mas o Estado resolveu trocar o imposto pelo emprego! São duas mega fábricas de celulose começando, Arauco em Inocência e uma da Bracell em Bataguassu e a Eldorado que encerrou a briga comercial, prometeu já de fazer a segunda linha lá em Três Lagoas".
Na proposta enviada à Assembleia o Governo também projeta aumento das exportações das commodities sul-mato-grossenses para a China em decorrência da elevação das tarifas adotadas pelos Estados Unidos. Isso é significativo para a economia estadual, considerando o peso do país asiático nas vendas externas do Estado.
A LDO estabelece que as prioridades e os objetivos determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal sejam direcionados ao cumprimento das diretrizes e das metas previstas no Plano Plurianual 2ª Revisão (PPA) 2024/2027).
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Energisa amplia acesso à Tarifa Social com isenção de até 100% na conta de luz

Abertura de empresas cresce 15% em junho em Mato Grosso do Sul

Haddad defende reglobalização sustentável e taxação de super-ricos

Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

Dívida da Venezuela com o Brasil ultrapassa R$ 10,3 bilhões

Dólar cai e tem menor valor em mais de um ano

Maioria das empresas de MS se manteve estável ou em crescimento em maio

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Cebola, cenoura e pimentão ficam mais baratos em MS; frutas sobem com o frio
