Menu
Menu
Busca quarta, 01 de abril de 2026
Assembleia Abr26
Educação

Prouni retoma disputa de cotistas também na ampla concorrência

Mudanças estão em decreto publicado nesta quarta-feira, dia 1º

01 abril 2026 - 12h12Vinicius Costa, com informações da Agência Brasil

Estudantes cotistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) voltarão a concorrer nas duas modalidades de seleção: na ampla concorrência e na reserva de vagas. As mudanças estão em decreto publicado nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União.

“Nos processos seletivos do Prouni, os estudantes participantes de políticas afirmativas concorrerão, inicialmente, às bolsas destinadas à ampla concorrência e, se não for alcançada nota para ingresso por meio dessa modalidade, passarão a concorrer às bolsas destinadas à implementação de políticas afirmativas”, diz o texto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o objetivo da medida é corrigir uma mudança feita em 2022, que passou a exigir a participação exclusiva em apenas uma modalidade.

“A nova medida corrige uma distorção existente na aplicação das ações afirmativas, que limitava as possibilidades de participação dos estudantes. Anteriormente, mesmo com desempenho igual ou superior ao de candidatos da ampla concorrência, os cotistas permaneciam restritos à classificação exclusiva nas vagas reservadas”, explicou a pasta em comunicado.

As ações são voltadas às pessoas com deficiência e autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. No ato de inscrição no processo seletivo do Prouni, o estudante deverá indicar se tem perfil para concorrer às bolsas destinadas a políticas afirmativas e se deseja concorrer também nessa modalidade.

O documento foi assinado pelo presidente Lula nessa terça-feira (31), em evento em São Paulo. O encontro comemorou os 21 anos do Programa Universidade Para Todos (Prouni), os 14 anos da implementação da Lei de Cotas Raciais na rede de ensino federal e os dez anos da formatura da primeira turma de cotistas.

O decreto trata ainda da quantidade de bolsas ofertadas pelo Prouni. De acordo com o texto, os percentuais para a oferta de bolsas destinadas à implementação de políticas afirmativas serão, no mínimo, iguais, respectivamente, aos percentuais de cidadãos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, e de pessoas com deficiência na respectiva unidade federativa, considerando os dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, observado o número de bolsas obrigatórias ofertadas e, desde que haja a oferta mínima de uma bolsa de estudo em ampla concorrência, será garantida a oferta de, no mínimo, uma bolsa de estudo por curso, turno, local de oferta e instituição para as cotas.

Reportar Erro
Arauco - Niver Inocencia Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ilustrativa
Educação
Enem passa a compor Saeb e vai medir a qualidade do ensino no Brasil
Sala da escola em Novo Horizonte do Sul
Educação
Ministério Público investiga escola com falhas estruturais e salas improvisadas em MS
Escola Estadual 13 de Maio - Foto: Ilustrativa
Polícia
Adolescente denuncia ter sido agredida por professor em escola de Deodápolis
Programa Pé-de-meia
Educação
Beneficiários nascidos em novembro e dezembro recebem Pé-de-Meia nesta segunda
Lançamento do evento foi na UFMS
Educação
Concurso de redação vai premiar estudantes por textos sobre a Rota Bioceânica em MS
Etienne Biasotto e Danielle Marques Vilela
Educação
Etienne e Danielle vencem eleição na UFGD com 56,3% dos votos
O Estado atingiu 66% de crianças alfabetizadas
Educação
Mato Grosso do Sul recebe selo ouro do MEC por avanço na alfabetização
Educação física em CIEIs é alvo de fiscalização do MP em MS
Educação
Educação física em CIEIs é alvo de fiscalização do MP em MS
Visita do Governador com a ministra Marina Silva
Educação
Casa do Homem Pantaneiro recebe debates, cinema e exposições sobre biodiversidade na COP15
Campus da UFMS em Campo Grande
Educação
UFMS promove programação científica em paralelo à COP15 em Campo Grande

Mais Lidas

VÍDEO AGORA: Adolescentes são socorridas em estado grave após acidente com ônibus em Campo Grande
Polícia
VÍDEO AGORA: Adolescentes são socorridas em estado grave após acidente com ônibus em Campo Grande
Mesmo com costelas quebradas, Santa Casa deu alta para bebê atropelada por moto antes da morte
Polícia
Mesmo com costelas quebradas, Santa Casa deu alta para bebê atropelada por moto antes da morte
Criança chegou a ficar internada na Santa Casa, mas foi liberada
Polícia
Bebê morre após ser atropelada por rapaz que empinava moto em Campo Grande
Atropelamento aconteceu na MS-162
Polícia
Homem que morreu atropelado na MS-162 era de Campo Grande e tinha 27 anos