O Banco Central do Brasil (BC) informou nesta quarta-feira (10) sobre o vazamento de dados de 39 mil chaves Pix de clientes da 99Pay. Este é o 11º incidente do tipo desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos em novembro de 2020.
Conforme o comunicado do BC, o vazamento ocorreu devido a "falhas pontuais nos sistemas" da 99Pay Instituição de Pagamento S.A. O Banco Central ressaltou que "não foram expostos dados sensíveis", como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais. As informações obtidas são "de natureza cadastral", não permitindo a movimentação de recursos nem acesso a contas ou outras informações financeiras.
As pessoas afetadas pelo incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de suas instituições financeiras. O Banco Central enfatizou que "nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação" para notificar os usuários afetados, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
O BC também informou que está adotando todas as "ações necessárias para a apuração detalhada do caso" e que aplicará as "medidas sancionadoras previstas na regulação vigente". Mesmo não sendo exigido pela legislação devido ao baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade "à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação".
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Conta de luz fica 0,69% mais cara a partir desta terça-feira

JD1TV: Invocação do coisa ruim? Bode aparece 'do nada' comendo capim em cima de fios elétricos

Bioparque abre inscrições para Clube de Ciência nesta terça

Energisa abre vagas em curso de eletrotécnica e emprego no call center

Com foco na inclusão e Justiça social, TJMS cria Núcleo de Direitos Humanos

Candidato do PT em Paraíso das Águas deve devolver R$ 15 mil por contas irregulares

Confusão em MS faz morador de Rondônia virar foragido por crime que não cometeu

Estado decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Em posse na Corregedoria-Geral da PGE, Fabíola Marquetti destaca "busca por aprimoramento"
