O movimento da Central de Atendimento ao Cidadão aumentou desde o início do Programa Fique em Dia instituído pela prefeitura em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Com a iniciativa, os contribuintes podem regularizar as dívidas ajuizadas ou pagamentos em atraso com tributos municipais com descontos de 75% em juros e multas no pagamento à vista.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle (Seplanfic), Paulo Nahas, os comunicados foram encaminhados por correspondência a cerca de 65 mil contribuintes que estão em débito até 30 de setembro deste ano com o município. Estão incluídos no programa impostos como o IPTU, ISS e multas gerais inseridas no cadastro imobiliário (calçadas, por exemplo).
Prazos para pagamento
Nos comunicados constam os detalhes do programa e as formas de pagamento. Para os débitos não ajuizados o pagamento à vista deverá ser feito até o dia 11 de novembro de 2011 e com débito ajuizado o prazo de quitação será até 22 de dezembro deste ano. A adesão ao Programa está sendo considerada positiva pelo secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle (Seplanfic), Paulo Nahas.
Quem não optar pelo pagamento à vista terá condições de quitar o tributo em até 5 vezes, com 50% nos juros e multas. A flexibilidade do programa permite o pagamento da dívida em até 96 parcelas, dependendo do tipo do tributo e do seu valor.
O índice de adimplência com os tributos municipais ultrapassou a marca de 80% a partir das campanhas de renegociação das dívidas que tiveram início em 2005. "Estamos prestando um serviço ao contribuinte informando suas pendências com o município porque muitos nem sabem da existência delas e, ao mesmo tempo, proporcionando formas flexíveis de pagamento. Tudo isso vai garantir que em 2012 o IPTU esteja com o carnê azul com o desconto de 20% no pagamento à vista, ou 10% no parcelado", salientou Nahas.
Convênio
De acordo com o secretário Paulo Nahas, o convênio com o TJMS é uma cooperação entre as partes no sentido de permitir ao contribuinte em débito fiscal com o município ajuizado, a quitação da dívida e o recolhimento das custas processuais finais com desconto. A parceria faz parte de uma ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de reduzir o número de processos que tramitam na Justiça. A partir da quitação dos débitos, será dada baixa ao processo junto ao Fórum.
Em caso de dúvida, o contribuinte que recebeu o comunicado pode se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão, na rua Cândido Mariano, 2.655 ou pelo telefone de plantão 156. O atendimento será feito de segunda-feira a sábado, no período de 7h30min às 17 horas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


População pode quitar tributos 



