Menu
Menu
Busca sexta, 06 de junho de 2025
Geral

Projeto de MS conscientiza crianças sobre a importância do solo

05 julho 2016 - 10h56UFMS

O projeto de extensão “Solo na escola: uma proposta para a conscientização sobre preservação do meio ambiente”, coordenado pela professora Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro, do Câmpus de Chapadão do Sul (CPCS) da UFMS, teve sua primeira ação realizada em maio, envolvendo acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal (bolsistas, voluntários e do grupo PET) e alunos da Escola Municipal Érico Veríssimo e Colégio MAPER.

O objetivo do projeto é levar até a escola ou receber os alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental, uma manhã ou tarde de discussão sobre solos. A ação começa com uma palestra, que traz conceitos diversos, fotos e ilustrações destacando a importância do solo para preservação do meio ambiente e dura em torno de trinta minutos. Em seguida, os alunos passam em grupos por uma exposição onde eles têm a oportunidade de visualizar na prática os assuntos destacados na palestra.

De acordo com a coordenadora, o projeto, além de trabalhar a importância do solo para as crianças, que estão em fase de formação de opinião e conceitos, divulga os cursos do Câmpus de Chapadão do Sul para a comunidade, além de ser uma oportunidade para os acadêmicos despertarem o interesse pela sociedade que estão inseridos e também pelo curso que estudam.

São seis os temas abordados referentes ao solo: formação do solo e intemperismo, cores de solos, textura do solo, infiltração de água no solo, cobertura e erosão do solo, microrganismos do solo e decomposição no solo. “Cada tema fica sob a responsabilidade de um ou dois acadêmicos, que previamente prepararam o material de cada prática, utilizando-se de materiais simples como garrafas pet, caixas de papelão, solos diversos, rochas, composto orgânico, entre outros”, explica a coordenadora.

Os alunos que participaram dessa primeira ação fizeram perguntas, trocaram experiências, participaram e tocaram nos materiais apresentados na exposição prática. “Tiveram grande interesse nas atividades propostas e saíram entusiasmados, mostrando entendimento nos temas tratados.

Os acadêmicos, por sua vez, ficaram muito motivados pela participação e interesse das crianças, puderam verificar algumas falhas que podem ser melhoradas nas próximas ações, além de perceber quais assuntos podem ser mais ou menos explorados em virtude da maturidade do público alvo, que são as crianças”, avalia a professora.

O projeto terá ações durante todos os meses deste ano, onde os pesquisadores realizarão ações semelhantes à primeira, em todas as escolas com ensino fundamental de Chapadão do sul (municipais e particulares), incluindo também as escolas rurais. “Para cada ação do projeto, há um planejamento prévio de como a ação será executada, a distribuição dos responsáveis por cada atividade e a observação das peculiaridades que cada escola tem, para atingir o público-alvo da melhor forma possível”, justifica Meire. O projeto, contemplado com recursos do edital PAEXT 2016, começou em março e vai até dezembro de 2016.

Além da coordenadora, também participa, como colaborador, o professor Cassiano Roque, tutor do PET Agronomia/Engenharia Florestal, e 12 acadêmicos.

Segundo Meire, há um grande interesse em dar continuidade com essa proposta, abrangendo novos públicos para os próximos anos.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câmeras registraram o assassinato -
Justiça
Homem que matou padrasto para 'proteger' a mãe é condenado a 11 anos de prisão
TJMS publica norma que organiza e regulamenta a atuação de advogados dativos
Justiça
TJMS publica norma que organiza e regulamenta a atuação de advogados dativos
Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: réu que emprestou arma para assassinato é absolvido
Foto -
Cidade
Lei que obriga plano para acessibilidade é ignorada por cidades de MS
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena não tem vencedores e prêmio acumulado chega a R$ 51 milhões
Advogado Tiago Bunning Mendes -
Justiça
Advogado diz que nova prisão de Claudinho Serra foi "sem necessidade"
Suzano oferta vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Geral
Suzano oferta vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Câmeras registraram o assassinato -
Justiça
Homem que confessou matar o padrasto para 'proteger' a mãe é julgado em Campo Grande
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 6/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 6/6/2025
Vereador Claudinho Serra
Interior
Ex-vereador Claudinho Serra vai para audiência de custódia hoje após ser preso pelo Gaeco

Mais Lidas

Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Magirus, do Corpo de Bombeiros, precisou ser acionada para remover a vítima
Polícia
Morre médico que caiu do quarto andar da Santa Casa
Luto na saúde: Entidades lamentam morte de dentista que caiu do quarto andar da Santa Casa
Polícia
Luto na saúde: Entidades lamentam morte de dentista que caiu do quarto andar da Santa Casa