A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) inclui, nesta quarta-feira (4), os modos de fazer o Queijo Minas Artesanal na Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade.
O título marca a primeira vez que os modos de fazer um alimento brasileiro recebem o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Atualmente, a produção do Queijo Minas Artesanal abrange 106 municípios do estado de Minas Gerais.
Os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal já são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2008.
O pedido de reconhecimento foi feito pelo Iphan à Unesco em março de 2023, e foi aprovado durante a 19ª Sessão do Comitê Para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Unesco, realizada em Assunção, capital do Paraguai.
O reconhecimento também era reivindicado pela Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que o reconhecimento é “uma maneira muito especial de preservar a nossa memória, a sabedoria do nosso povo”.
O presidente do Iphan, Leandro Grass, destacou que o queijo, como um todo, não tem valor sem a parte humana, e que por esse motivo não é apenas o queijo minas que é patrimônio, mas sim os modos de fazê-lo. “Por trás da história do queijo minas nós temos a história do Brasil e da agricultura familiar”, comentou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Promotor cobra quase R$ 300 mil de ex-prefeito de Terenos

TCE suspende licitação de R$ 200 mil da saúde em São Gabriel do Oeste

Thiaguinho comanda 'Tardezinha' na Capital e agita o fim de semana

Plano Safra destina maior investimento da história para agricultores de MS

TJ cassa decisão judicial que impedia avanço da construção na Chácara Cachoeira

Barroso afirma que STF teve atuação decisiva na preservação da democracia

Atendendo a Câmara Municipal, TCE determina monitoramento do Transporte Público

Governo de MS suspende queima controlada no Estado

AGEMS inspeciona usina que antecipará geração de energia em Mato Grosso do Sul
