Setembro chegou, e junto dele, uma série de fenômenos astronômicos deve marcar a passagem do mês, que contará com um eclipse lunar parcial, passagem de cometa, conjunção de planetas com a Lua e muito mais.
As informações são do guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), elaborado desde 2016 e que traz detalhes sobre os eventos, como datas, horários e posições no céu.
Os dois eventos mais chamativos ocorrem no início e fim do mês. No dia 17 de setembro acontece uma Superlua cheia, quando a Lua se encontra no ponto mais próximo da Terra em sua órbita. Na mesma data acontece um eclipse lunar parcial, que deve ser pouco perceptível a olho nu, que já afetará apenas 0,08% da superfície lunar.
Na última semana do mês será possível ver a passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS), que tem grande potencial de brilho no céu noturno. O objeto deverá chegar em seu ponto mais próximo do Sol em 27 de setembro.
Outra série de fenômenos marcantes serão as conjunções celestes durante o mês de outubro.
Confira o calendário completo:
1 de setembro - Conjunção entre a Lua e Mercúrio na constelação de Leão. Os astros estarão próximos do horizonte oeste, durante o crepúsculo, antes do amanhecer.
5 de setembro - Conjunção entre a Lua e Vênus antes do anoitecer, na direção oeste, na constelação de Virgem. Nos dias 4 e 5, a Lua, Vênus e a estrela Spica formarão um trio celeste.
7 de setembro - Saturno em oposição ao Sol. O planeta poderá ser visto durante toda a noite na constelação de Aquário.
17 de setembro - Conjunção entre a Lua e Saturno no começo da noite, na direção leste, na constelação de Aquário. Também ocorre a Lua Cheia em evento de Superlua, visível durante toda a noite, e um eclipse lunar parcial, que poderá ser visto em todas as Américas na transição da noite do dia 17 para o dia 18.
20 de setembro - Netuno em oposição ao Sol. O planeta poderá ser visto, com o uso de pequenos telescópios em céus escuros, durante toda a noite na constelação de Áries.
22 de setembro - Equinócio de primavera no hemisfério sul, marcando o início da estação às 09h43.
23 de setembro - Conjunção entre a Lua e Júpiter na metade da noite, na direção leste, na constelação de Touro.
25 de setembro - Conjunção entre a Lua e Marte no começo da madrugada, na direção leste, na constelação de Gêmeos.
27 de setembro - Periélio do cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS), que estará visível, por meio de binóculos e possivelmente a olho nu, em céus escuros, durante a última semana do mês, quando irá transitar pela constelação de Sextante, na direção leste.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

PF aguarda decisão na Bolívia para trazer líder de facção criminosa

Padre recusa batizado para bebês reborn e viraliza nas redes sociais

Com prêmio acumulado, Mega-Sena pode pagar R$ 68 milhões neste sábado

Balanço aponta 1,345 milhão pedidos de reembolso no INSS

Outras quatro entidades devem ser investigadas por fraude no INSS

Energisa leva serviços ao Bairro São Conrado durante ação da UEMS

TCE julga irregulares contas da Câmara de Campo Grande de 2016 e multa João Rocha

Câmara terá audiência em busca de soluções para a construção civil

Tribunal de Justiça homenageia famílias formadas por adoção com exposição no Bosque
