Menu
Menu
Busca sábado, 18 de janeiro de 2025
Interior

TCE suspende licitação de R$ 7 milhões para Central de Resíduos em Ponta Porã

Auditores apontam que a falta de licenciamento ambiental pode atrasar o projeto e causar danos ambientais

11 dezembro 2024 - 08h55Vinícius Santos

O conselheiro Célio Lima de Oliveira, do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), concedeu liminar determinando a suspensão da Concorrência Pública nº 14/2024, instaurada pelo Município de Ponta Porã. O certame, avaliado em R$ 7.190.417,63, tinha como objetivo a implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos, e a abertura das propostas estava prevista para o dia 12 de dezembro de 2024, às 8h.

A decisão ocorreu após auditores do TCE apontarem indícios de irregularidades, com destaque para a ausência de licenciamento ambiental. Segundo os técnicos, a falta da licença contraria os artigos 6º, inciso XII, e 45, incisos I a IV, da Lei Federal nº 14.133/2021, além da Resolução SEMADE nº 09/2015. Essa ausência pode causar danos ambientais e futuras paralisações na execução do projeto, caso a licença não seja regularizada.

O conselheiro destacou que a legislação vigente exige licenciamento prévio e de operação para sistemas de tratamento de resíduos, além da submissão de estudos ambientais detalhados, como EAP (Estudo de Alternativas de Projeto), PE (Projeto Executivo), PBA (Plano Básico Ambiental) e PAM (Plano de Monitoramento Ambiental).

Com base na análise preliminar e diante das irregularidades apontadas, a medida cautelar suspende a licitação e, caso já concluída, determina que o processo não seja homologado ou executado. O responsável pela concorrência deverá comprovar o cumprimento da decisão em até cinco dias úteis, sob pena de multa.

A decisão ainda permite que o município apresente justificativas e adote medidas corretivas para sanar as falhas identificadas.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça tranca ação contra ex-secretário de saúde de Dourados
Interior
Justiça tranca ação contra ex-secretário de saúde de Dourados
Foram apreendidos 657 quilos de cocaína
Interior
JD1TV: PRF faz apreensão gigantesca de drogas após parar van em Paranaíba
Fachada do aeroporto de Dourado -
Interior
Fechado desde 2021, aeroporto de Dourados é alvo de investigação do MPF
Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Interior
TCE destrava credenciamento para 3 mil vagas em creches de Dourados
Carreta ficou completamente destruída
Interior
Caminhoneiro morre em gravíssimo acidente na BR-163, em Mundo Novo
Veículo parou na vegetação nas margens da rodovia
Interior
Mãe morre e filha são socorridas em acidente entre carros na BR-060, em Sidrolândia
Polícia Militar conseguiu prender um suspeito
Interior
Após ameaças de facção, foragido é ferido com três tiros em Sidrolândia
Foto:
Interior
MPF investiga abandono de animais no Campus do IFMS em Três Lagoas
Motocicleta da vítima ficou jogada na rua
Interior
Encapuzados sequestram motociclista em Ponta Porã
Gerolina da Silva Alves (PSDB) -
Interior
Ministério Público apura suposta promoção pessoal da prefeita de Água Clara

Mais Lidas

Polícia Civil investiga o caso
Polícia
Criança morre 24h depois de ser diagnosticada com 'virose' em MS
Jovem leva dois tiros na cabeça após separar briga em tabacaria de Campo Grande
Polícia
Jovem leva dois tiros na cabeça após separar briga em tabacaria de Campo Grande
Dono de mercado do Itamaracá é preso vender carne com larvas
Polícia
Dono de mercado do Itamaracá é preso vender carne com larvas
Plenário do CNJ -
Justiça
Juiz perde briga por vaga no TRE-MS