A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS) divulgou uma nota sobre um problema que tem afetado a entrega de ocorrências com presos por tráfico de drogas na Cepol (Centro Especializado de Polícia Integrada), que funciona como Central de Flagrantes em Campo Grande desde ontem, quarta-feira (10). Essa situação estaria causando transtornos no policiamento ostensivo e preventivo da cidade.
De acordo com informações, o impasse está relacionado ao vencimento do convênio entre a União e o Estado de Mato Grosso do Sul, que abrange a cooperação dos serviços de prevenção e repressão aos crimes de tráfico ilícito e uso indevido de drogas. O convênio, estabelecido em 2013, envolve a União, representada pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Federal, e o Estado de Mato Grosso do Sul, representado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. O objetivo era permitir que a Polícia Civil atuasse em casos de tráfico de drogas, que seriam de competência da Polícia Federal.
A Sejusp informou que o convênio venceu em 22 de maio de 2024 e, desde então, não havia sido renovado. Isso afetou a capacidade da Polícia Civil de presidir inquéritos policiais relacionados a drogas e outros entorpecentes.
No entanto, após uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 11 de julho, entre o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, e o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, foi decidida a renovação do convênio por mais 90 dias. Durante esse período, será discutida a atualização do plano de trabalho.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Advogada de Deolane, Adélia Soares será alvo de condução coercitiva para CPI das Bets

Universidade leva atendimento jurídico gratuito ao Nova Lima neste sábado (10)

Após quase 10 meses de prisão, 'Frescura' pede revogação da prisão à Justiça

MP deve tentar acordo com a prefeitura para resolver falta de aparelhos auditivos no SUS

Juiz aposentado por corrupção tenta desbloquear R$ 16 milhões e MP reage contra

PF confirma envolvimento de conselheiro do TCE-MS em esquema de venda de sentença

Governo federal vai ressarcir vítimas de fraude no INSS, afirma Simone Tebet

Homem que matou após cobrança de dívida vai a júri em Campo Grande

Investigação apura se ex-prefeito de Bandeirantes usou veículo público de forma irregular
