Menu
Menu
Busca quinta, 08 de maio de 2025
Justiça

Itaú não vai indenizar casal que perdeu R$ 35 mil em roubo, diz STJ

Tribunal entendeu que a responsabilidade do banco se aplica apenas a eventos internos, não a crimes fora da agência

12 agosto 2024 - 12h35Vinícius Santos com informações do STJ

Casal que teve R$ 35 mil roubados após saírem de uma agência bancária não receberá indenização do Itaú Unibanco. O caso ocorreu na Bahia e gerou um conflito judicial entre o banco e as vítimas.

Inicialmente, a Justiça Estadual determinou que o banco deveria indenizar as vítimas. No entanto, o Itaú Unibanco recorreu ao STJ e conseguiu reverter a decisão. O STJ, por meio da Quarta Turma, entendeu que o roubo, ocorrido em via pública a vários quilômetros da agência, não era de responsabilidade do banco, qualificando o incidente como "fortuito externo".

O roubo aconteceu após as vítimas sacarem o montante na agência e transitarem por uma distância considerável antes de serem abordadas pelos criminosos. O primeiro grau de jurisdição havia julgado procedente o pedido de indenização, alegando que a responsabilidade do banco se aplicava independentemente da distância entre a agência e o local do crime. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) manteve a decisão, argumentando que a negligência do banco, que não teria instalado biombos para proteger a privacidade dos clientes, contribuiu para o delito.

No STJ, o banco argumentou que a responsabilidade não deveria ser atribuída a ele, já que o crime ocorreu após o saque e em um local distante da agência. O relator do recurso, ministro Raul Araújo, destacou que o STJ, em decisões anteriores, determinou que os bancos respondem objetivamente apenas por fraudes internas, não por eventos ocorridos fora de suas instalações. A condenação foi 'derrubada'.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Edervan Gustavo Sprotte -
Política
Investigação apura se ex-prefeito de Bandeirantes usou veículo público de forma irregular
Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Saúde
Auditoria do TCE-MS mira compras emergenciais da saúde em Campo Grande
Trecho da petição -
Justiça
Rato escreve petição pedindo "desesperado" revisão da pena por homicídio
Sede da Agraer -
Polícia
AGRAER diz que está acompanhando operação da PF contra grilagem
Identidade Visual MPMS -
Justiça
MP exige melhorias na estrutura, autonomia e transparência da Controladoria em Amambai
Movimentação da PF na sede da Agraer -
Polícia
PF detalha esquema de grilagem no Pantanal envolvendo empresários e servidores da AGRAER
Daniel Alves
Justiça
Acusado de estupro, Daniel Alves será julgado novamente após ser absolvido
"Buga" foi condenada por crime hediondo contra o próprio filho -
Justiça
Mãe é condenada a 16 anos de prisão por matar filho a facadas em Campo Grande
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Juiz decide levar a júri acusados de matar mulher a facadas em Campo Grande
Rozely Henrique, a "Buga", chegou ao plenário do júri escoltada por uma policial -
Justiça
Mãe chora e diz "quero pagar" ao ser julgada por matar o próprio filho em Campo Grande

Mais Lidas

AGORA: Morre grávida que perdeu o bebê durante acidente de moto na Capital
Polícia
AGORA: Morre grávida que perdeu o bebê durante acidente de moto na Capital
Grávida socorrida em estado grave após acidente no Tiradentes perde o bebê na Santa Casa
Polícia
Grávida socorrida em estado grave após acidente no Tiradentes perde o bebê na Santa Casa
Whatsapp/JD1 Notícias
Polícia
AGORA: Homem é morto com golpes de foice, enrolado em saco e jogado em córrego na Capital
Criança bateu com muita violência no muro
Polícia
JD1TV: 'Socorro', mãe se desespera ao ver filho morrer após bater bike em muro