A Justiça decretou a nulidade dos contratos de prestação de serviços de limpeza urbana entre o Município de Ladário (MS) e a empresa “Shirley Holanda da Costa - ME”. A decisão foi tomada no âmbito de uma Ação Civil de Improbidade Administrativa por dano ao erário.
Além da nulidade dos contratos, o juiz condenou “Jonas Rodrigues de Arruda” e “Shirley Holanda da Costa” a uma proibição de cinco anos para contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, inclusive por meio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários. Eles também deverão pagar uma multa civil equivalente ao valor do acréscimo patrimonial, que será determinado em liquidação de sentença, com valores revertidos para a entidade pública lesada, conforme o artigo 18 da Lei n. 8.429/92.
O “Espólio de José Francisco Mendes Sampaio” (ex-prefeito de Ladário) e Jonas Rodrigues de Arruda foram condenados ao ressarcimento de R$ 429.154,41 ao erário, valor que deve ser revertido em benefício da entidade pública lesada, também de acordo com o artigo 18 da Lei n. 8.429/92.
Os condenados, incluindo o “Espólio de José Francisco Mendes Sampaio”, Jonas Rodrigues de Arruda e Shirley Holanda da Costa, deverão pagar as custas processuais. Contudo, a exigibilidade das custas foi suspensa para Shirley Holanda da Costa, que é beneficiária da justiça gratuita, conforme o artigo 98, §§ 2º e 3º do Código de Processo Civil.
A sentença será comunicada às esferas administrativas (União, Estado e Município de Ladário) e judiciais, bem como ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inclusão no Cadastro Nacional dos Condenados por Improbidade Administrativa (CNCIAI). Também será expedido ofício às instituições financeiras que oferecem créditos com benefícios ou incentivos, como BNDES, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, informando sobre a condenação e a proibição de concessão de benefícios aos condenados.
Os dados da sentença estão disponíveis no Diário de Justiça do TJMS. O processo segue em sigilo.
(*) Espólio é o conjunto de bens e direitos deixados por um falecido para seus herdeiros. O ex-prefeito de Ladário, José Francisco Mendes Sampaio, faleceu em 20 de janeiro de 2014, aos 66 anos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Cantor Leonardo processa frigorífico da "Picanha do Mito"

STF suspende decisão do TCU sobre controle de bebidas

PGR arquiva pedido de investigação contra Moraes por suposto uso indevido de avião da FAB

TRE rejeita recurso e eleição suplementar em Paranhos acontece sem Dr. Jorge

Músico que bateu na namorada com bebê no colo é solto novamente pela Justiça

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju

Ministério Público investiga demora no atendimento dermatológico na rede pública

STF mantém prisão de Rúbia, acusada de participação no esquartejamento do ex

Chiquinho Brazão, acusado de ser mandante da morte de Marielle, pede prisão domiciliar
