A defesa do ex-guarda municipal Marcelo Rios, réu no caso da execução do empresário Marcel Hernandes Colombo, conhecido como "Playboy da Mansão", recorreu ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) para garantir sua participação presencial no julgamento. Sessão está marcada para ocorrer de 16 a 19 de setembro, no Fórum de Campo Grande.
Marcelo Rios está preso no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde também está detido Jamil Name Filho, o 'Jamilzinho'. Jamilzinho pediu para ser julgado por videoconferência, e o pedido foi atendido pelo juiz Aluízio Pereira dos Santos, que também estendeu a decisão a Marcelo Rios. No entanto, a defesa de Rios é contra essa decisão.
A defesa de Marcelo Rios solicitou reconsideração ao juiz, mas o pedido foi indeferido. Assim, a defesa recorreu ao TJMS, argumentando que "o Juízo impetrado tratou o direito fundamental do paciente como acessório do direito fundamental do corréu, pois, sem apresentar qualquer motivação concreta em relação a ele, negou-lhe o direito de presença 'por consequência' do deferimento do pedido de participar por videoconferência apresentado pelo corréu".
A defesa ainda requereu que "o presente remédio constitucional seja recebido e, de plano, seja concedida medida liminar para suspender a tramitação do processo-crime até o julgamento de seu mérito (recurso). Requer, ainda, o prosseguimento do feito, para, ao final, após solicitadas as informações à autoridade coatora, seja concedida a ordem para determinar ao Juízo impetrado que realize as providências necessárias para que o paciente participe presencialmente da sessão plenária do Tribunal do Júri, garantindo, assim, a efetividade do direito previsto no artigo 457, § 2º, do CPP, e assegurado pelos arts. 5º, XXXVIII, da Constituição Federal, art. 14, 3, d, do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos".
Até o momento, a decisão ainda está pendente no TJMS, sob a relatoria do desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques. O recurso está sendo tratado pela 2ª Câmara Criminal.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MPMS investiga empresa turística em Bonito por poluição e destruição de vegetação aquática

Prefeitura é acionada na Justiça por deixar população em situação de rua "desassistida"

MPT-MS negocia com prefeitura de Campo Grande pagamento a catadores de recicláveis

TJMS confirma júri popular para acusado de homicídio ocorrido em 2006 no Santo Eugênio

Mulher envolvida no homicídio da prima em Campo Grande vai continuar presa

PGR participa de agenda estratégica na fronteira de MS para discutir segurança e conflitos agrários

Locadora de carro é condenada por reter caução de cliente em Campo Grande

Juiz aponta 'desorganização' e manda sequestrar R$ 301 mil da prefeitura para cirurgia

Justiça manda prefeitura de Campo Grande nomear médica aprovada em concurso de 2019


Ex-guarda civil municipal Marcelo Rios - (Foto: (Kísie Ainoã))



