Menu
Menu
Busca quarta, 04 de junho de 2025
Justiça

Ministério Público fiscaliza o quadro de servidores da Câmara de Brasilândia

A medida visa assegurar que cargos comissionados não sejam utilizados para funções típicas de servidores efetivos

27 maio 2025 - 10h10Vinícius Santos

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou o Procedimento Administrativo nº 09.2025.00000903-0 para acompanhar as providências que serão adotadas pela Câmara Municipal de Brasilândia em relação à regularidade dos cargos comissionados e ao preenchimento de funções típicas de cargos efetivos por servidores concursados. 

A apuração é conduzida pelo promotor de Justiça Adriano Barrozo da Silva e foi iniciada após a Notícia de Fato nº 01.2024.00007089-8, na qual a própria Câmara reconheceu que utiliza cargos comissionados para o exercício de funções que deveriam ser ocupadas por concursados, comprometendo-se a realizar concurso público com urgência para corrigir as irregularidades.

Como parte do procedimento, o MPMS determinou que a presidente da Câmara envie, no prazo de 30 dias, uma série de documentos em formato digital. Entre os itens solicitados estão: a relação de todos os funcionários da Câmara, comissionados e efetivos, contendo nome, setor, cargo, escolaridade exigida, ato normativo que criou o cargo (em caso de comissionado) e valor bruto dos vencimentos, incluindo vantagens; cópias de todos os atos normativos que criaram os cargos comissionados; documento assinado por cada comissionado descrevendo as funções que exerce, sua escolaridade, o nome do superior hierárquico e, se houver, dos subordinados; o organograma da Câmara Municipal; informações sobre o controle de frequência dos funcionários comissionados; e previsão para a realização de concurso público, exonerações ou outras medidas administrativas para sanar as irregularidades já reconhecidas.

Além disso, o Ministério Público determinou que seja feita consulta ao Portal da Transparência da Câmara Municipal para verificar a relação de funcionários e identificar a existência de cargos comissionados e seus respectivos detalhes. O procedimento segue em tramitação na Promotoria de Justiça da Comarca de Brasilândia.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal
Justiça
Moraes dá prazo de duas horas para plataformas bloquearem perfis de Zambelli
Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) -
Justiça
Acusada de superfaturar contrato do SIGO, empresa vai ao TJ pedir prova pericial
Tribunal do Júri de Campo Grande /
Cidade
Mulher que matou ex-cunhado a tiro será ouvida pela Justiça nesta quarta na Capital
Foto:
Justiça
União tem 180 dias pra entregar terra pra povo indígena Atikum em MS
Acusado de matar homem a facadas após cobrança de dívida vai a júri em Campo Grande
Justiça
Acusado de matar homem a facadas após cobrança de dívida vai a júri em Campo Grande
Sede do INSS
Justiça
Bloqueio de bens de investigados nas fraudes do INSS já chega em R$ 119 milhões
O humorista Léo Lins
Justiça
Humorista é condenado a mais de 8 anos de prisão por piadas preconceituosas em show
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Justiça
PGR pede prisão preventiva de Zambelli e inclusão de seu nome na Interpol
O acidente foi registrado por uma câmera de segurança -
Justiça
Motorista sem CNH e bêbado é condenado a 6 anos por morte em acidente na Capital
TJ assegura pagamento de gratificação para servidores de Campo Grande
Cidade
TJ assegura pagamento de gratificação para servidores de Campo Grande

Mais Lidas

Dupla volta para Campo Grande
Cultura
JD1TV: Henrique e Juliano é atração confirmada na Festa Julina da UCDB
A vítima ainda não teve a identidade divulgada
Polícia
AGORA: Motociclista morre ao bater em poste no Zé Pereira
Ana Carla Muniz não resistiu as complicações
Interior
Mulher morre após dar à luz a bebê em Campo Grande
JD1TV: Homem que ateou fogo no próprio corpo morre em hospital
Polícia
JD1TV: Homem que ateou fogo no próprio corpo morre em hospital