A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) formalizou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para o compartilhamento de informações sobre os envolvidos na operação da Polícia Federal, batizada de "Ultima Ratio". A operação investiga um possível esquema de venda de decisões no Tribunal de Justiça do Estado, resultando no afastamento de desembargadores e atingindo advogados.
A Polícia Federal indicou que há "indícios de envolvimento de advogados e filhos de autoridades" e mencionou casos em que o magistrado responsável por decisões foi sócio de advogados das partes envolvidas. Segundo a PF, a investigação conta com o apoio da Receita Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que identificaram movimentações suspeitas em contas bancárias.
De acordo com informações da OAB-MS, a Comissão da entidade, presidida por Bitto Pereira e com a conselheira Ana Maria Medeiros Navarro Santos, peticionou ao STF para que as informações sejam compartilhadas, permitindo o andamento de "processos éticos disciplinares" e o "julgamento acerca dos fatos graves" indicados pela investigação.
A OAB-MS afirmou que "reafirma seu compromisso com a ética, combate à corrupção, segurança jurídica, transparência, contraditório e ampla defesa". Veja na íntegra:
"A Comissão constituída pelo Presidente da Seccional Bitto Pereira, através de sua Conselheira Ana Maria Medeiros Navarro Santos peticionou na última sexta feira, dia 08 de Novembro de 2024, junto ao Supremo Tribunal Federal solicitando compartilhamento de informações acerca de todos os envolvidos da referida operação a fim de que possa dar andamento tanto nos processos éticos disciplinares quanto também cobrar o julgamento acerca dos fatos trazidos pela investigação da Polícia Federal, que aponta fatos graves contra Desembargadores, Juízes, Procurador de Justiça e advogados. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de MS, reafirma seu compromisso com a ética, combate a corrupção, segurança jurídica, transparência, contraditório e ampla defesa!"
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco







