Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Justiça

TRE manda fazer recontagem que deve colocar Duarte na Assembleia

Paulo Duarte obteve 16.663 votos em 2022, está prestes a ocupar a vaga na ALEMS, para seu quarto mandato

27 fevereiro 2024 - 20h35Vinícius Santos     atualizado em 27/02/2024 às 20h37

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) vai recontar os votos da eleição de 2022 para a Assembleia Legislativa do Estado (ALEMS), por ordem do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. 

A solicitação partiu do ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Duarte é suplente da vaga a ser deixada por Rafael Tavares, cassado devido a uma condenação do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB/MS), por fraude eleitoral relacionada à falta de cumprimento da cota de gênero nas eleições de 2022.

A decisão de anular os votos do PRTB/MS, ao qual Rafael Tavares pertence, foi confirmada em todas as instâncias da Justiça Eleitoral. Paulo Duarte solicitou ao TSE a imediata execução da cassação, e o ministro Alexandre de Moraes encaminhou uma notificação ao TRE-MS. 

O presidente do TRE-MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro, determinou a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, com a retotalização das respectivas vagas. Um novo relatório "Resultado da Totalização - Eleições Gerais Estaduais 2022" será emitido e ficará disponível no processo de apuração.

O próximo passo previsto é a publicação de um edital pelo TRE-MS para a diplomação de Paulo Duarte, que obteve 16.663 votos nas eleições de 2022. Ele deverá assumir a vaga na ALEMS, ocupando o cargo de deputado estadual pela quarta vez.

O presidente da ALEMS, Gerson Claro, aguarda notificação do TRE-MS para marcar a data da investidura de Paulo Duarte no cargo. A posse do novo deputado estadual possivelmente ocorrerá dentro de uma semana. 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Justiça
Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS
Defensoria -
Justiça
STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS
Alírio Francisco do Carmo -
Justiça
Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade
Foto: TJMS
Justiça
Suspenso nesta segunda-feira, confira o atendimento da Justiça Itinerante nesta semana
STF julgará marco temporal
Justiça
STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira
Urna eletrônica
Justiça
TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas
Caso Marielle caminha para sua resolução
Justiça
STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Mais Lidas

Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica