Licitação da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, prevista para ocorrer nesta quinta-feira (05), foi suspensa por meio de uma liminar emitida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). A decisão foi tomada pelo conselheiro Leandro Lobo Ribeiro Pimentel após a equipe técnica identificar irregularidades no processo.
O certame, no valor de R$ 4.594.862,10, tinha como objetivo a contratação de uma empresa especializada para a aquisição de computadores e materiais de informática. No entanto, a análise técnica revelou três principais falhas: a ausência de estimativas adequadas do quantitativo necessário, a falta de comparação valorativa das soluções disponíveis no mercado e especificações técnicas que restringem a competitividade da licitação sem justificativa.
O conselheiro Pimentel destacou que a insuficiência de elementos técnicos para dimensionar o objeto da licitação infringe os artigos 18 e 40 da Lei nº 14.133, de 2021, que regula as contratações públicas. A ausência de uma comparação valorativa das soluções disponíveis também foi apontada como um problema, sendo indispensável que diversas alternativas sejam apresentadas e que a escolha seja justificada tecnicamente.
Além disso, foi verificada a ausência de justificativas para a exigência de que o chipset dos computadores seja da mesma fabricante do processador, bem como para a escolha do sistema operacional Windows 10, quando já há uma versão mais recente disponível.
Diante desses fatos, o conselheiro decidiu aplicar uma medida cautelar, suspendendo imediatamente o Pregão Eletrônico nº 023/2024 até que as irregularidades sejam corrigidas ou devidamente justificadas. O município tem um prazo de cinco dias para comprovar o cumprimento da decisão, sob pena de multa de 1.000 UFERMS.
Por fim, a decisão ainda determina a notificação dos responsáveis pela licitação e a publicação da decisão no Portal Nacional de Contratações Públicas, garantindo a transparência do processo e a eficácia da medida adotada pelo TCE-MS.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TRE rejeita recurso e eleição suplementar em Paranhos acontece sem Dr. Jorge

Músico que bateu na namorada com bebê no colo é solto novamente pela Justiça

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju

Ministério Público investiga demora no atendimento dermatológico na rede pública

STF mantém prisão de Rúbia, acusada de participação no esquartejamento do ex

Chiquinho Brazão, acusado de ser mandante da morte de Marielle, pede prisão domiciliar

Motorista é condenado a 9 anos de prisão por morte em racha na Capital

MPF cobra gestão responsável e correta movimentação do Fundeb em Ladário

Reforma do muro da sede do MPMS em Campo Grande custará R$ 1,59 milhão
