Desde sexta-feira (21), dois helicópteros e um avião da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) estão ajudando no combate aos incêndios florestais que atingem o Pantanal em Mato Grosso do Sul.
As aeronaves estão atuando principalmente para apagar as chamas que formam uma muralha de fogo que se formou em torno de Corumbá e Ladário, causando apreensão em moradores das duas cidades nesta semana.
Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a área queimada esse ano chegou a 541,5 mil hectares, sendo 398,6 mil hectares no Estado, e 140,9 mil em Mato Grosso.
E de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nas últimas 48 horas, o Pantanal registrou 270 focos de calor. Em Mato Grosso do Sul foram 255 focos e em Mato Grosso 15.
Os helicópteros sobrevoam as áreas em chamas e ajudam no combate ao fogo despejando a água que é armazenada em uma espécie de balde, chamada de bambi bucket, com capacidade para transportar até 820 litros de água. O abastecimento é feito diretamente no rio Paraguai.
Essa é a terceira missão das equipes da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) no Pantanal desde o início de junho. As duas primeiras foram transportando brigadistas até as áreas de difícil acesso.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MPMS acompanha recuperação de nascente no Bairro Tiradentes

Rascunho de carta final na COP30 tem propostas para limitar aquecimento

Brasil recebe doação de US$ 300 milhões para plano de saúde climática

Emergência climática é uma crise da desigualdade, diz Lula na COP30

Carta final de cúpula pede que Belém seja início de novo ciclo de ação

Piracema é importante, mas pesque e solte pode se tornar uma tendência

Documentário denuncia mortes de animais na BR-262 e alerta para riscos no Pantanal

Lula diz que gasto com armas vai causar "apocalipse climático"

É momento de levar a sério os alertas da ciência, diz Lula na Cúpula


Helicópteros ajudam no combate aos incêncios no Pantanal (Reprodução)



