Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Opinião

Cegueira deliberada ou “Willful Blindness”

08 julho 2016 - 14h13Cezar José Maksoud

Tenho sido interrogado, frequentemente, por amigos, não afeitos a temas jurídicos, a respeito de expressões divulgadas, com insistência, na mídia, quando do noticiário da Operação “Lava Jato”:  Crimes do Colarinho Branco, Lavagem de Dinheiro, Propinas, Delação Premiada, Acordo de Leniência  e, principalmente, a chamada CEGUEIRA DELIBERADA.

Como o assunto é muito vasto, limito-me, nesta primeira abordagem, com simplicidade e clareza, tratar somente do título acima, - “Cegueira Deliberada”,- numa linguagem de fácil compreensão para os leigos, onde um animal – uma ave – é trazida à tona: a avestruz!

A avestruz, na iminência do perigo, encobre a cabeça, na areia do deserto, deixando todo o seu corpo exposto para fora,  pensando, assim, livrar-se de uma perseguição. É por isso que a Cegueira Deliberada é chamada também de “Teoria das Instruções da Avestruz”!

A pessoa, na “Cegueira Deliberada”, comporta-se como uma avestruz, que enterra sua cabeça na terra, para não tomar conhecimento do ilícito praticado. O indivíduo finge-se de bobo, em determinadas situações, cujas circunstâncias estão a indicar o cometimento de ato reprovável!

A Cegueira Deliberada contempla os casos em que, por exemplo, um indivíduo, ao fazer uma viagem, transporta, em seu veículo, uma caixa, a pedido de um suposto amigo, a fim de entregá-la, no término do percurso, em um determinado endereço. No trajeto, é abordado pela Polícia que, ao revistar o veículo, descobre, nada mais, nada menos do que – droga- , no conteúdo do embrulho!

Entra neste tema o caso de um candidato, em época de eleição, que recebe doações de determinada empresa para, financeiramente, atender sua campanha. Doação que é fruto de algum esquema de propina ou dos superfaturamentos que infestam as obras públicas.  É o que se vê, também, quando do fornecimento de alimentação, material de construção etc., para obtenção de voto.

Segundo a Teoria da “Cegueira Deliberada”, o agente é punido porque se coloca intencionalmente em estado de desconhecimento, para não saber com detalhes as circunstâncias de uma situação temerosa. A justiça o condena porque o indivíduo não se esforçou o bastante para conhecer a verdade sobre os fatos.

O nome em inglês – willful blindness – reporta à origem norte-americana desta teoria. Esta doutrina, criada pela Suprema Corte dos Estados Unidos, originou-se para delimitar aquelas situações em que uma pessoa finge não enxergar a ilicitude da procedência de BENS, DIREITOS E VALORES  com o intuito de auferir vantagens. Por ela, PRESUME-SE o conhecimento do acusado, nos casos em que não há prova concreta do real envolvimento de uma situação suspeita.

É de consenso, finalmente, que a configuração desse crime se enquadra, não como CULPOSO (O agente não tem a intenção de cometer o crime. A aplicação da pena é menor), mas como DOLOSO – Dolo Eventual (A aplicação da pena é maior): o agente prevê o resultado lesivo de sua conduta, mas não se importa com este resultado!

 

(*) Cezar José Maksoud é advogado

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Advogado especialista em Direito Eleitoral, Vinicius Monteiro
Opinião
Desinformação eleitoral e inteligência artificial: os novos limites da liberdade de expressão
Bosco Martins, jornalista e escritor
Opinião
Opinião: 'O Agente Secreto' e a sensação de 'já acabou?'
Imagem ilustrativa
Opinião
OPINIÃO - MS Cannabis: ciência, futuro e oportunidade
Foto: Fernando Donasci/MMA
Opinião
Opinião - COP30: Um chamado global que começa em cada gesto nosso
Eles voltavam da escola
Polícia
VÍDEO: Motorista atropela duas crianças e foge sem prestar socorro em Três Lagoas
Sistema do TJMS -
Justiça
Justiça de Sidrolândia será a primeira a usar novo sistema eproc do TJMS
Ilustrativa
Opinião
OPINIÃO: O novo desafio da educação
Corpos em área de mata foram levados para a praça da comunidade
Justiça
Defensoria do RJ aciona o STF após ser impedida de acompanhar perícias de mortos
Advogado especialista em Direito Eleitoral, Vinicius Monteiro
Opinião
OPINIÃO: Fidelidade partidária e os novos contornos para 2026
Queimadas em Mato Grosso do Sul caem mais de 90% no Pantanal
Opinião
OPINIÃO: Cerrado ferido, Pantanal em respiro: o que dizem as chamas que se apagam

Mais Lidas

Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Damião foi morto a golpes de faca
Polícia
Adolescente matou o pai após ter pedido para andar de cavalo negado em Coxim
Diretor da ACICG afirma que situação tem impacto direto na segurança da população.
Cidade
GCM de Campo Grande enfrenta perdas salariais e condições precárias de trabalho