Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Opinião

Que país queremos em 2013?

24 dezembro 2012 - 00h00Sebastião Luiz de Mello

Estamos chegando ao fim de mais um ano. Nesta época, marcada por muitas celebrações, é comum fazermos várias promessas para o Ano Novo: fazer mais atividade física, parar de fumar, quitar dívidas, emagrecer, entre outros desejos. De fato, o iniciar de mais um ano inspira mudanças internas e externas, já que não existe melhor período para recomeçar e ir em busca de objetivos melhores que os do ano que se encerrou.

Esses mesmos sentimentos – de mudança e recomeço – deveriam inspirar nossos governantes. O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou uma rápida enquete no Facebook, “Se você pudesse pedir um presente para Papai Noel para sua cidade, o que você pediria?”. Investimentos em saúde e educação encabeçam a lista de pedidos dos cidadãos, com 41,77% e 35,4%, respectivamente. Contudo, a população também está desejosa em investimentos em segurança, transporte, entre outros.

A enquete foi simbólica, mas com certeza esses desejos são compartilhados por todos os brasileiros. Afinal de contas, de norte ao sul do país é conhecido o desempenho mais do que pífio dos serviços prestados pelo poder público em todos os segmentos. Vivemos em um país com uma das maiores cargas tributárias do mundo, porém a população não tem recebido a contrapartida necessária.

Por isso, no Ano-Novo, sugerimos que os nossos governantes assumam o compromisso com uma gestão pública mais profissional, tocada por mãos capacitadas, com formação acadêmica adequada, habilitadas e com o registro no respectivo órgão de classe para tal. Nós, brasileiros, não aguentamos mais tanto descaso e o setor público clama por mudanças em todos os níveis e poderes.

Nesse ponto, chamo a atenção dos prefeitos e prefeitas que foram eleitos, reeleitos nas últimas eleições e que assumirão seus mandatos no início de 2013. Aproveitem esta época do ano, em que paramos para fazer um balanço e fazer novos planos para o ano que irá iniciar, para estabelecer mudanças positivas nas prefeituras em todo o país. Afinal, é bom começar o ano com bons pensamentos, motivado em energia renovada.

Aos prefeitos e prefeitas, ressaltamos a importância de realizarem uma gestão proba e cautelosa, pautada em valores como ética e comprometimento. Sugerimos, ainda, que os novos chefes do poder executivo municipal busquem ouvir a população, convidando-a para participarem das decisões. Mas convidamos, também, os cidadãos a acompanharem de perto a gestão dos prefeitos de suas cidades. Algumas dela, inclusive, já adotam o orçamento participativo, entretanto a maioria das pessoas não sabe.

Este é o momento! Vamos começar 2013 com desejo de mudança. Sabemos que os desafios que os prefeitos e prefeitas terão são muitos. Afinal, não é fácil administrar um município brasileiro, seja ele o menos ou o mais desenvol­vido. Pensando nisso, o CFA elaborou, recentemente, o Guia da Boa Gestão do Prefeito. Nele, estão informações que devem servir como facilitadoras das rotinas dos prefeitos e dos procedimentos do dia a dia de uma prefeitura.

Este é o nosso presente de Natal a todos os chefes do executivo municipal e desejamos que o Guia possa ser o livro de cabeceira do prefeito, com o qual será muito mais fácil e agradável administrar a sua cidade.

Os desafios serão muitos, contudo sabemos que obstáculos podem ser vencidos. É preciso coragem, vontade e determinação. Assim será possível ajudar o país a alcançar o desenvolvimento por todos nós esperado, levado ao topo das maiores e mais importantes nações, principalmente com um altíssimo índice de desenvolvimento humano em todos os seus aspectos.

Adm. Sebastião Luiz de Mello - presidente do Conselho Federal de Administração (CFA)

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rogerio Zanetti
Opinião
OPINIÃO: Jornalista Sérgio Neves morreu na fila de transplante
Delcídio do Amaral, ex-senador e ex-ministro
Opinião
OPINIÃO: 10 anos de Lava Jato: Reflexões de Delcídio do Amaral
Fábio Marchi - Jornalista
Opinião
OPINIÃO: Os bebês que sobrevivem
Urandir Fernandes de Oliveira, empresário, pesquisador e CEO de Dakila
Opinião
OPINIÃO: A cidade perdida Z, ou mito Eldorado, descoberta por um instituto de Mato Grosso do Sul
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Opinião
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Rafael Antonio Scaini e Muriel Arantes Machado
Opinião
OPINIÃO: Ato cooperativo na recuperação judicial
Pedrinho Feitosa, jornalista e presidente da Executiva Municipal e Coordenador Político do PRD regional
Opinião
Opinião - Na casa da mãe Joana, quem manda é Tereza

Mais Lidas

Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
A vítima faleceu ainda no local do acidente
Polícia
Criança de 5 anos morre ao ter cabeça esmagada durante acidente na BR-262
Motocicleta ficou destruída, assim como a cabine da carreta
Polícia
AGORA: Motociclista morre em acidente com caminhão e carreta na BR-262, em Terenos
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria