Menu
Menu
Busca sábado, 08 de fevereiro de 2025
Gov Dengue Fev25
Oportunidade

Governo abre inscrições para cursos gratuitos em MS

As atividades da Escolagov são na modalidade EAD

25 janeiro 2025 - 09h08Brenda Assis

Por meio da Escolagov (Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), o governo estadual de Mato Grosso do Sul está oferecendo cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Destinados a servidores públicos estaduais e cidadãos interessados em ampliar conhecimentos, as capacitações abordam temáticas atuais e relevantes nas áreas de Gestão Pública, Licitações, Produtividade e Educação Financeira.

Para participar, os interessados devem acessar o Portal de Cursos da Escolagov pelo endereço www.cursos.ms.gov.br. No site, basta clicar em "catálogo de cursos" para conhecer as opções disponíveis. Quem ainda não possui cadastro pode criar uma conta na plataforma clicando em "cadastrar" e preenchendo os dados solicitados.

Após o registro, uma senha inicial será enviada por e-mail para acesso ao sistema. Dúvidas sobre inscrições, validação ou acesso aos cursos podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].

Essa é uma oportunidade para ampliar conhecimentos e habilidades de forma mais prática, contribuindo para a formação de profissionais preparados e cidadãos mais capacitados para o mercado de trabalho. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificado emitido pela Escola de Governo, declarando a qualificação e habilitação no curso.

Confira os principais cursos:

Termo de Referência - TR

Carga horária: 4 horas
Descrição: Capacitação sobre a elaboração de Termos de Referência conforme a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e legislação estadual.
Objetivo: Ensinar a redigir Termos de Referência com informações completas e precisas, baseando-se em Estudo Técnico Preliminar e garantindo a qualidade dos processos de contratação pública.

Pesquisa de Preços

Carga Horária: 4 horas
Descrição: Curso voltado à realização eficiente e justificada de pesquisas de preços, conforme exigências da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).
Objetivo: Capacitar sobre o procedimento de pesquisa de preços, diferenciando-a da pesquisa de mercado, com foco na legislação vigente.

Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

Carga horária: 30 horas
Descrição: Curso com sete módulos abordando a Lei nº 14.133/2021, incluindo planejamento da contratação, pesquisa de preços, dispensa, inexigibilidade e gestão de contratos.
Objetivo: Apresentar de forma detalhada os processos de contratação pública, enfatizando o planejamento e a responsabilização dos agentes envolvidos.

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos

Carga horária: 5 horas
Descrição: Capacitação sobre a gestão e fiscalização de contratos administrativos, com foco no papel do gestor e do fiscal.
Objetivo: Orientar sobre as responsabilidades e boas práticas na fiscalização contratual para garantir eficiência nos processos administrativos.

Excel Básico

Carga horária: 20 horas
Descrição: Curso introdutório sobre a ferramenta Microsoft Excel, com aplicação prática em áreas administrativas, financeiras e comerciais.
Objetivo: Ensinar o uso básico do Excel, como montagem de planilhas, fórmulas, gráficos e organização de dados.

Estudo Técnico Preliminar - ETP

Carga horária: 5 horas
Descrição: Capacitação sobre a elaboração de Estudo Técnico Preliminar, com base na Lei nº 14.133/2021 e suas aplicações.
Objetivo: Ensinar a produzir estudos técnicos eficientes para identificar soluções que atendam às necessidades administrativas.

Educação Financeira Básica

Carga horária: 40 horas
Descrição: Curso sobre planejamento financeiro pessoal, com estratégias práticas para controle de despesas e criação de hábitos financeiros saudáveis.
Objetivo: Ajudar os participantes a gerenciar melhor suas finanças pessoais e familiares, visando estabilidade econômica.

Contratação Direta por Inexigibilidade

Carga horária: 5 horas
Descrição: Capacitação sobre as situações e cuidados legais para aplicar a inexigibilidade em contratações públicas.
Objetivo: Esclarecer os conceitos e requisitos necessários para conduzir processos de inexigibilidade com segurança jurídica.

Contratação Direta por Dispensa de Licitação

Carga horária: 5 horas
Descrição: Curso sobre hipóteses legais e cuidados para aplicação da dispensa de licitação em contratações diretas.
Objetivo: Ensinar a identificar e justificar situações de dispensa, conforme previsto na legislação.

Agentes Envolvidos no Processo de Contratações e Respectivas Responsabilidades

Carga horária: 6 horas
Descrição: Capacitação sobre a atuação de agentes no processo de contratação pública e suas responsabilidades legais.
Objetivo: Orientar sobre governança, segregação de funções e controle de agentes públicos no processo licitatório.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sextou com emprego novo? Funsat tem mais de 1,9 mil vagas abertas hoje; confira
Oportunidade
Sextou com emprego novo? Funsat tem mais de 1,9 mil vagas abertas hoje; confira
Funsat oferta 1.924 vagas na Capital; 20 são para PcD
Oportunidade
Funsat oferta 1.924 vagas na Capital; 20 são para PcD
Vagas para merendeira
Oportunidade
Capital abre 300 vagas para merendeiros na Rede Municipal de Ensino
Funtrab tem vagas para frentista, consultor de vendas e recepcionista
Oportunidade
Funtrab tem vagas para frentista, consultor de vendas e recepcionista
Funsat oferta vagas de trabalho para 229 empresas de Campo Grande
Oportunidade
Funsat oferta vagas de trabalho para 229 empresas de Campo Grande
UFMS mantém inscrições abertas para Programa Pró-Atleta até 13 de fevereiro
Educação
UFMS mantém inscrições abertas para Programa Pró-Atleta até 13 de fevereiro
Vagas são para operador florestal
Oportunidade
Arauco faz processo seletivo para preencher 59 vagas em Paranaíba
Funtrab: Semana começa com 5.203 vagas de emprego disponíveis em 35 cidades
Oportunidade
Funtrab: Semana começa com 5.203 vagas de emprego disponíveis em 35 cidades
Governo de MS amplia vagas e divulga distribuição para concurso de professores
Oportunidade
Governo de MS amplia vagas e divulga distribuição para concurso de professores
Bora trabalhar? Outback lança 25 oportunidades de emprego em Campo Grande
Oportunidade
Bora trabalhar? Outback lança 25 oportunidades de emprego em Campo Grande

Mais Lidas

JD1TV: Homem mata policial militar a tiros para não pagar dívida de R$ 300
Polícia
JD1TV: Homem mata policial militar a tiros para não pagar dívida de R$ 300
Quinto dia útil sem Pix: Instabilidade derruba sistema e impede transferências
Tecnologia
Quinto dia útil sem Pix: Instabilidade derruba sistema e impede transferências
Itens foram apreendidos pela PM
Interior
Tá fácil, não! Professora é presa furtando picanha e azeite em Três Lagoas
O corpo foi encontrado na tarde de hoje
Polícia
Adolescente que estava sumido desde domingo é encontrado morto em área de mata