A Polícia Federal cumpre um mandado de busca e apreensão em uma cidade de Mato Grosso do Sul, após o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ter 'se filiado' ao PL, em julho do ano passado. A Operação Infiliatio apura uma conduta indevida e a inserção de dados falsos no Sistema de Filiação Partidária do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Quem denunciou o caso, segundo a PF, foi o próprio TSE que apresentou uma notícia-crime, após identificar o movimento considerado fraudulento, o que objetivou as investigações do órgão.
Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (30), foi explicado que, na verdade, não houve invasão ao sistema de filiação, mas uma ação de fraude com um pedido de filiação partidária, usando o nome do Presidente da República. Nisso, foi identificado que o investigado colocou dados falsos, o qual foi recebido pelo Tribunal após a etapa de moderação realizada por funcionário do PL, cuja atuação também é investigada.
Ainda conforme a Polícia Federal, o uso dos dados falsos em nome do presidente teve início já no momento inicial do procedimento de filiação, quando o cidadão interessado em se filiar acessou o formulário digital em aba específica no sítio oficial do partido político.
Assim, o investigado foi preenchendo diversas informações pessoais – entre elas dados pessoais, políticos, selfie, upload de documentos, endereço e dados de contato como telefone e e-mail, além de confirmação dos dados e aceitação dos termos de uso – com a finalidade de iniciar o processo.
"O procedimento de filiação partidária é regulamentado pela Resolução nº 23.596, de 20 de agosto de 2019, do TSE, que disciplina a forma de encaminhamento de dados de filiados pelos partidos políticos à Justiça Eleitoral", diz trecho da nota.
Os investigados podem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. A investigação terá continuidade para identificar eventuais outras fraudes que foram cometidas e a motivação dos criminosos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Polícia recupera instrumentos musicais furtados na Capital

Sete pessoas morrem após ônibus universitário cair de ribanceira

Motorista de caminhão é preso após ser flagrado transportando mais de 350kg de cocaína

Homem é preso após sequestrar o filho de 3 anos em Guia Lopes da Laguna

Homem morre duas semanas depois de se acidentar em Naviraí

Pedestre morre dias depois de ser atropelado por moto em Antônio João

Em depressão após separar da esposa, homem é encontrado morto em Dourados

Trabalhadores rurais são socorridos após ônibus tombar em Jateí

Homem é preso ao ser flagrado 'descabelando o palhaço' no meio da rua em Dourados
