A Argentina e o México negaram a existência de um conflito diplomático entre os dois países. A ideia de uma briga entre as nações surgiu depois de um atrito entre os presidentes Javier Milei e Andrés Manuel López Obrador ter sido registrado nesta semana.
Tudo começou com um artigo escrito pelo jornal argentino A Política Online, que sugeriu que a chanceler mexicana Alicia Bárcena, estaria considerando expulsar os diplomatas argentinos do país, de forma similar à decisão da Colômbia, na qual o governo expulsou na quarta-feira (27), o pessoal diplomático na embaixada da Argentina em Bogotá, depois de Milei ter chamado o governo colombiano de “assassino terrorista” durante uma entrevista. A Embaixada do México em Buenos Aires desmentiu o artigo em uma publicação no X.
Mais tarde, Bárcena afirmou que os relatórios sobre um possível conflito entre o México e a Argentina eram falsos. Por sua vez, Milei mencionou a publicação divulgada pela embaixada mexicana em Buenos Aires, em seu perfil no X.
O presidente do México respondeu ao argentino, também por meio de seu perfil no X, que não entendia como os argentinos, sendo tão inteligentes, votaram por alguém que não está correto, que despreza o povo e que se atreveu a acusar um conterrâneo, no caso o Papa Francisco, de ser um comunista e representante do diabo na terra.
Para finalizar, a chanceler da Argentina, Diana Mondino, tentou alcamar os ânimos dos presidentes em uma entrevista ao canal TN, e disse que “de nenhuma maneira se romperam relações” dos argentinos com a Colômbia.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça determina medida protetiva e avisa ex-deputado 'Tio Trutis' sobre risco de prisão

Morre José Álvaro Moisés, intelectual fundador do PT

Lula sanciona programa Gás do Povo; saiba como funciona

Focando em gestão moderna, Secretaria de Governo apresenta metas e projetos para 2026

Desfile em homenagem a Lula pode gerar punição futura, indica TSE

'Linha dura', André Mendonça assume caso Master após saída de Toffoli

Câmara de Campo Grande marca votação de nova lei do Prodes para a próxima quinta-feira

Nelsinho Trad confirma votação de acordo Mercosul-União Europeia para o dia 24

Itamaraty detalha viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul


Presidente do México e da Argentina trocam farpas durante a semana (Reprodução/CNN)


