Durante um evento do setor da construção civil realizado em Curitiba, na última quinta-feira (11), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), fez uma declaração em tom de brincadeira que gerou repercussão política.
Em meio a um painel ao lado dos governadores Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, e Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, Mello mencionou o movimento separatista 'O Sul é o Meu País', que defende a independência dos três estados da Região Sul do restante do Brasil.
"Temos dois candidatos à Presidência da República aqui. Daqui a pouco, se o negócio não funcionar muito bem lá para cima, nós passamos uma trena para o lado de cá e fazemos ‘o Sul é nosso país, né?", disse o catarinense.
O comentário ocorreu enquanto os três governadores participavam do evento, reforçando a parceria entre os estados sulistas. Mello elogiou os colegas e destacou a proximidade administrativa entre os governos.
Em outro momento, voltou a brincar com o governador Ratinho Júnior, mencionando o recente erro de medição de divisas territoriais entre Paraná e Santa Catarina, que acabou transferindo uma área equivalente a 500 campos de futebol para o território catarinense.
"As divisas estavam meio erradas, aí passamos a régua, ele foi generoso e deixou nós pegarmos. Mas não tinha muita coisa boa em cima, não", disse rindo.
Bastidores da sucessão presidencial
Embora o comentário tenha sido feito em tom descontraído, Mello se referia aos governadores Ratinho e Leite como “presidenciáveis”, numa alusão à disputa sucessória de 2026.
Ambos são apontados como possíveis candidatos ao Palácio do Planalto, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – atualmente inelegível até 2030 por decisão do TSE – não possa disputar.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PL que autoriza cassinos, bingo, jogo do bicho e corridas de cavalos será votado no Senado

Bernal irá consultar Tereza Cristina sobre o espaço no PP visando 2026

Justiça Eleitoral anula votos do MDB em Paranhos por fraude à cota de gênero

Vander e Kemp são eleitos para presidir o PT no Estado e na Capital

Celso Abrantes vence eleição em Bandeirantes e assume prefeitura até 2028

Ex-prefeito não infringiu a Lei Eleitoral ao instituir transporte gratuito em Ribas

Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral

Dia Estadual do Líder Comunitário passa a ser comemorado em 5 de maio em MS

Lei estadual institui divulgação obrigatória do protocolo "Não é Não" no Estado
