O governador Eduardo Riedel participou, de maneira on-line, no AgroForum 2024, evento focado no setor agrícola e organizado pelo BTG Pactual, onde destacou o comprometimento do governo de Mato Grosso do Sul com o agronegócio.
Riedel participou do painel 'O Papel dos Estados no Futuro do Agronegócio', onde apresentou um panorama da evolução do agronegócio em MS nos últimos 15 anos, com a produção agrícola saltando de 1,8 milhões de hectares de área plantada para os atuais 4,6 milhões de hectares.
“Diversificamos a nossa matriz de produção sem avançar em áreas de Cerrado aberto, recuperando áreas de pastagens, sem perder a pecuária de corte, e ampliando na criação de suínos e aves”, destacou o governador.
Ao lado dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Piauí, Rafael Fonteles, Riedel destacou a agroindustrialização com a chegada de grandes cooperativas no Estado, além de empresas do setor de bioenergia, avanço na erradicação da pobreza extrema - que gira em 6,6% de crescimento, número que é o dobro da média nacional - e os baixos índices de desemprego em MS.
“São inovações muito fortes, com a produção do biometano, uma nova fronteira agrícola com a citrocultura, somada à cultura de grãos, florestas plantadas, com os maiores parques industriais deste setor no mundo. Tudo isso, cria uma condição de competitividade e arcabouço tributário favorável aos negócios e a expectativa de um balanço de carbono neutro até 2030”, frisou o governador.
Questionado sobre a emergência climática enfrentada no mundo inteiro e a mitigação de riscos, Riedel afirmou que o modelo de desenvolvimento econômico adotado no Estado está amparado na sustentabilidade e que o próprio plantio direto absorve milhões de toneladas de carbono, além de apontar para o respeito que a tecnologia adotada tem ao meio ambiente.
“Temos uma avenida colocada à nossa frente e não podemos perder este bonde com cada vez mais fontes renovavéis, e um bioma único como o Pantanal, com 84% da sua área preservada”, afirmou.
Riedel encerrou sua participação citando os investimentos em parcerias público privadas e com os leilões de trechos rodoviários no Estado, além da Rota Bioceânica, que entra em operação em 2026 e irá ligar Mato Grosso do Sul aos portos do Chile.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa, determina STF

Eleitores têm 90 dias para regularização do título eleitoral

Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil

Encontro estadual da UCV deve reunir vereadores em Campo Grande

Gerson cria condições para disputar cadeira no Senado

Lula volta a defender mandato para ministros do STF

Troca de líderes marca retomada dos trabalhos na Câmara da Capital

Zé Teixeira apresenta pedidos por melhorias no campo e energia no interior

Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes






