Menu
Menu
Busca segunda, 12 de maio de 2025
TJMS Intinerante Maio25
Política

Ministério Público pede inelegibilidade de Vanda Camilo por abuso de poder

Promotoria acusa a chefe do Poder Executivo de usar o poder público para "comprar" votos e garantir a reeleição

19 dezembro 2024 - 10h10Vinícius Santos

O juiz eleitoral Fernando Moreira Freitas da Silva recebeu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), que buscava a reeleição e foi derrotada nas eleições de outubro. A ação, movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), aponta suposto abuso de poder político e econômico por parte da gestora.

Acusações do Ministério Público

Conforme a denúncia, Vanda teria utilizado a estrutura do Executivo municipal para beneficiar sua campanha à reeleição. Entre as alegações estão o uso indevido de recursos públicos e a suposta compra de votos para angariar apoio eleitoral. O Ministério Público pede que a prefeita seja declarada inelegível pelos próximos oito anos, conforme prevê a Lei Complementar n. 64/1990.

Documentos anexados ao Procedimento Investigatório Criminal n. 06.2024.00000979-2 foram apresentados como provas para embasar as acusações. O juiz determinou a notificação de Vanda Camilo, que terá cinco dias para apresentar defesa, juntar documentos e arrolar até seis testemunhas.

Operações e Impacto nas Eleições

A gestão de Vanda Camilo enfrentou uma série de investigações em 2024, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPMS. Em abril, a Operação Tromper resultou na prisão de Claudinho Serra (PSDB), genro da prefeita, acusado de envolvimento em esquemas de corrupção dentro da Prefeitura de Sidrolândia.

Já em outubro, às vésperas das eleições, a Operação Vigília cumpriu mandados de busca e apreensão contra aliados da prefeita. As investigações e denúncias podem ter contribuído para o desgaste político de Vanda, que acabou derrotada pelo produtor rural Rodrigo Basso (PL).

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputada Carla Zambelli (PL)
Política
STF forma maioria e Zambelli é condenada a 10 anos de prisão e perda do mandato
Darci Caldo
Política
JD1TV: Nova secretaria da Capital aposta em inclusão para se aproximar da população
Deputado João Henrique
Política
Projeto para proteger idosos contra fraudes eletrônicas tramita na Assembleia
Reinaldo Azambuja em visita a Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Papy e demais vereadores esperam decisão dos líderes do PSDB em MS
Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento
Política
Governo federal vai ressarcir vítimas de fraude no INSS, afirma Simone Tebet
Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS)
Política
Soraya assina pedido de criação da CPI do INSS
Deputado estadual Paulo Duarte (PSB)
Política
Paulo Duarte solicita ampliação do Ceinf Elza Francisca de Souza Maciel
Edervan Gustavo Sprotte -
Política
Investigação apura se ex-prefeito de Bandeirantes usou veículo público de forma irregular
Foto: R
Política
JD1TV: Ex-candidato a vereador e prefeito de Porto Murtinho trocam agressões e ofensas
Foto: Izaias Medeiros
Política
Projetos sobre reconhecimento, cultura e urbanismo são pautados na Câmara

Mais Lidas

Jovem tem complicações após arrancar dente e morre em MS
Polícia
Jovem tem complicações após arrancar dente e morre em MS
DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente)
Polícia
Adolescente pede socorro em escola da Capital após ser estuprada pelo padrasto
A vítima estava ao lado do seu veículo quando foi atingida
Polícia
Homem que matou 'Coelho' prensado em caminhonete é preso em Dois Irmãos de Buriti
Dentista estupra adolescente com câncer durante consulta
Polícia
Dentista estupra adolescente com câncer durante consulta