O juiz eleitoral Fernando Moreira Freitas da Silva recebeu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), que buscava a reeleição e foi derrotada nas eleições de outubro. A ação, movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), aponta suposto abuso de poder político e econômico por parte da gestora.
Acusações do Ministério Público
Conforme a denúncia, Vanda teria utilizado a estrutura do Executivo municipal para beneficiar sua campanha à reeleição. Entre as alegações estão o uso indevido de recursos públicos e a suposta compra de votos para angariar apoio eleitoral. O Ministério Público pede que a prefeita seja declarada inelegível pelos próximos oito anos, conforme prevê a Lei Complementar n. 64/1990.
Documentos anexados ao Procedimento Investigatório Criminal n. 06.2024.00000979-2 foram apresentados como provas para embasar as acusações. O juiz determinou a notificação de Vanda Camilo, que terá cinco dias para apresentar defesa, juntar documentos e arrolar até seis testemunhas.
Operações e Impacto nas Eleições
A gestão de Vanda Camilo enfrentou uma série de investigações em 2024, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPMS. Em abril, a Operação Tromper resultou na prisão de Claudinho Serra (PSDB), genro da prefeita, acusado de envolvimento em esquemas de corrupção dentro da Prefeitura de Sidrolândia.
Já em outubro, às vésperas das eleições, a Operação Vigília cumpriu mandados de busca e apreensão contra aliados da prefeita. As investigações e denúncias podem ter contribuído para o desgaste político de Vanda, que acabou derrotada pelo produtor rural Rodrigo Basso (PL).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula antecipa 13º para aposentados e pensionistas do INSS

Capital recebe mais de R$ 20 milhões do FNDE para concluir obras de Emeis e escola

Deputados aprovam criação do dia em reconhecimento ao Sistema S

Câmara promove audiência pública sobre situação da BR-163, em MS

Lula informa senadores sobre desejo de reeleição em 2026

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Coronel David e vereadores cobram aumento de efetivo policial em Aparecida do Taboado

Juiz condena ex-vereadores e empresários por 'esquemão' que cassou Bernal

Deputados avaliam projeto que cria o 'Dia S' das federações de comércio em MS
