Menu
Menu
Busca quinta, 06 de março de 2025
Política

Promotora cobra transparência na passagem de governo em Sidrolândia

Recomendação do MPMS exige revisão das contas, contratos e prestação de serviços

16 outubro 2024 - 10h00Vinícius Santos

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu recomendação para assegurar a transparência durante a transição de governo em Sidrolândia, município atualmente administrado por Vanda Camilo (PP). A prefeita, em fim de mandato, deve prestar contas de sua gestão, enquanto o prefeito eleito, Rodrigo Borges Basso, assumirá em janeiro de 2025.

A promotora Bianka Machado Arruda Mendes, responsável pela recomendação nº 0002/2024/03PJ/SDN, publicada no Diário Oficial do MPMS, solicitou que tanto a gestão atual quanto a futura formem, em até cinco dias úteis, uma equipe de transição composta por técnicos qualificados em áreas como Direito Administrativo, Licitações e Contratos. Essa equipe terá a função de verificar todos os documentos orçamentários, financeiros e patrimoniais do município.

Entre as obrigações da gestão atual estão a prestação de contas de convênios e contratos em andamento, a continuidade dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação e limpeza urbana, além da manutenção dos pagamentos de servidores e serviços básicos, como água, energia e telefone. A recomendação também determina que a prefeita Vanda Camilo garanta a alimentação do Portal da Transparência com todas as informações previstas na Lei de Acesso à Informação.

O futuro prefeito, por sua vez, deve preservar todo o acervo documental recebido da administração anterior e garantir a continuidade dos serviços públicos durante a substituição gradual dos ocupantes de cargos de confiança. O MPMS também orienta que a nova gestão analise os contratos de prestação de serviços, a folha de pagamento e as dívidas ativas, buscando corrigir eventuais irregularidades.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vereadores aprovam projetos voltados às mulheres, inclusão e permuta de área
Política
Vereadores aprovam projetos voltados às mulheres, inclusão e permuta de área
Deputados aprovam projetos de apoio às mulheres vítimas de violência
Política
Deputados aprovam projetos de apoio às mulheres vítimas de violência
Deputados federais em sessão no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília
Política
Estados podem assumir a regularização das terras de reforma agrária
Foto: Wagner Guimarães
Política
Pacote de projetos sociais do Governo vai à segunda discussão na Assembleia
Secretário-executivo do Ministério da Educação, Leonardo Osvaldo Barchini Rosa
Política
Líder da oposição no Congresso pede afastamento de secretário do MEC
Eunice Paiva e seu marido, o deputado Rubens Paiva, um dos vários desaparecidos durante a ditadura militar brasileira
Política
Projeto de lei quer mudar o nome da Rodovia Castelo Branco para Eunice Paiva
Foto: Fundação de Cultura de MS
Política
Proposta pode proibir destinação de verba pública a projetos discriminatórios
Foto: Roque de Sá, Agência Senado
Política
Julgamento por transparência de emendas parlamentares deve terminar nesta semana
Foto: Freepik
Política
Vereador solicita operação tapa-buracos na Capital
Sessão na ALEMS
Política
Nove Frentes Parlamentares já compõem a Assembleia de MS

Mais Lidas

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atenderam a ocorrência
Polícia
JD1TV: Homem morre ao infartar durante caminhada no Parque das Nações
Caso foi registrado na Deam
Polícia
Mesmo com filha no colo, mulher apanha do namorado músico em Campo Grande
Simão Victor Ximenes tinha 39 anos e trabalhava na Caixa Econômica Federal
Polícia
Homem que morreu durante caminhada no Parque das Nações era bancário em Campo Grande
Foto: Jardim MS News
Polícia
Homem mata irmão e cunhado antes de tirar a própria vida em Jardim