Menu
Menu
Busca domingo, 16 de março de 2025
Política

Santos Cruz cai e será substituído por outro general

Essa é a primeira baixa da ala militar do governo; decisão partiu do próprio presidente da república

13 junho 2019 - 18h01Da redação, com informações das agências    atualizado em 13/06/2019 às 18h46

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz vai deixar a Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, segundo fontes do Palácio do Planalto. Essa é a primeira baixa da ala militar do governo e a decisão partiu do próprio presidente da República, que já escolheu o sucessor. Quem assume o cargo é o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, comandante militar do Sudeste.

Embora o motivo da exoneração de Santos Cruz ainda não esteja claro, o militar tem sido alvo de críticas de Carlos Bolsonaro e Olavo de Carvalho (guru de Bolsonaro), desde que chegou ao Palácio do Planalto. A situação teria se agravado com a chegada do secretário de Comunicação Fabio Wajngarten, que não quis se subordinar às diretrizes e normas estabelecidas pelo general para ter maior controle sobre atividades e ações.

Há um mês, Santos Cruz chegou a ser acusado de trocar mensagens ofensivas a Bolsonaro via WhatsApp, mas negou a autoria das mesmas. Apesar da polêmica envolvendo seu nome, Santos Cruz era bem visto nos bastidores, considerado como um bom interlocutor, tendo sido recentemente elogiado pelo presidente devido à articulação política para a aprovação do PLN 4 no Congresso, referente aos créditos extras.

Durante entrevista, há cerca de um mês, o general disse que estava confortável no governo, apesar da crise com a ala ideológica. Nesta quinta-feira (13), antes de ser informado da saída, Santos Cruz participou de audiência na Comissão de Transparência do Senado, onde defendeu a permanência de Sérgio Moro no Ministério da Justiça.

Santos Cruz é o terceiro ministro a deixar o governo Bolsonaro, após as demissões do secretário-geral, Gustavo Bebianno, e do ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.

Reportar Erro
Gov Transversal - Mar25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Divulgação/Ascom
Política
Com recursos de Soraya, novos equipamentos geram segurança alimentar em MS
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin
Política
PGR é contra pedido de Bolsonaro para tirar Dino e Zanin de julgamento
Deputado estadual Coronel David (PL)
Política
Dia do Consumidor: Lei de Coronel David proíbe multa por fidelidade de serviços em MS
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Internacional
Zelensky afirmou que "há uma boa chance" da guerra na Ucrânia acabar
Documento será entregue pelo Conselho de Cidadãos de Nagoia (CCN)
Política
Lula visitará o Japão e comunidade brasileira prepara carta com reivindicações
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Política
Lula diz que enviará projeto de isenção do IR ao Congresso na próxima semana
Ministros, bancada federal e governador Eduardo Riedel entregam pista do Aeroporto de Dourados
Política
Em Dourados, ministro de Aeroportos anuncia maior investimento da aviação em MS
Ministra Simone Tebet
Política
Sem pretensão ao Senado, Simone Tebet diz que pode concorrer se houver projeto
Jorge Ricardo Laurício, candidato do PT
Política
PT lança pré-candidato em Paranhos
Fachada do TCE-MS
Justiça
Juiz suspende aumento salarial de membros do TCE-MS

Mais Lidas

Empresário Valdir Vieira
Geral
Dono do Hotel Jandaia, Valdir Vieira morre aos 63 anos
Atenção: Notícias sobre bandidos disfarçados de vendedores de colchões são falsas
Polícia
Atenção: Notícias sobre bandidos disfarçados de vendedores de colchões são falsas
O caso está sendo investigado pela 2° Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande
Polícia
Diretora de escola do Coophasul é ameaçada por integrante de facção criminosa
AGORA: Usuário de drogas é baleado várias vezes na Nhanhá
Polícia
AGORA: Usuário de drogas é baleado várias vezes na Nhanhá