O Senado Federal, por motivo de pontos de divergência, adiou pela terceira vez, nesta segunda-feira (9), a votação do projeto que regulamenta a inteligência artificial (IA) na Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial (CTIA).
A justificativa foi dada pelo presidente do colegiado, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), que afirmou não ter pressa para votar sobre o assunto.
O projeto de lei (PL) 2.338/2023, relatado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO) e que estabelece princípios, direitos e regras para uso de IA no Brasil, vem sendo alvo de divergências entre setores e categorias que buscam proteger as suas atividades.
No início de julho, a CTIA realizou audiências públicas sobre o assunto, que expuseram desafios no equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e as obrigações impostas.
Segundo Viana, o projeto será votado quando houver o melhor consenso possível.
“Não vamos votar até que a gente tenha esclarecido ponto por ponto tudo isso. A maioria já foi contemplada em debate. Se nós deixarmos, os vários setores vão querer controlar esse projeto e nós temos que votar pela soberania do país [...] Muitos que estão se levantando para criticar o projeto estão usando aquilo que as pessoas não sabem justamente para poder manter os likes [nas redes sociais]”, afirmou o parlamentar.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Assembleia vota projeto de incentivo à contratação de mulheres vítimas de violência

Vereadores votam projeto de assistência a pessoas com Erisipela

Por disseminação de desinformação, Justiça cassa mandato de prefeito de Nova Andradina

Damares pauta texto que proíbe escolas de exigirem vacina contra Covid

ONU diz que Lei da Anistia de 79 deve ser revista

Candidato do PT em Paraíso das Águas deve devolver R$ 15 mil por contas irregulares

TCE mantém punição a vereador que recebeu acima do teto em Selvíria

Governo reforça parcerias e ações sociais em Corumbá

Paranhos tem eleição suplementar para prefeito neste domingo
