O cateterismo e a angioplastia são procedimentos cada vez mais utilizados na cardiologia moderna para diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas.
Para esclarecer dúvidas sobre o tema, o programa Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira (5), entrevistou o cardiologista Dr. Mercule Pedro Paulista Cavalcante, especialista em hemodinâmica, que detalhou como funcionam esses procedimentos e sua importância para a saúde do coração.
Segundo Dr. Mercule, o cateterismo é um exame minimamente invasivo realizado em uma unidade especializada de hemodinâmica dentro dos hospitais.
“Ele não é uma cirurgia, é um procedimento diagnóstico. Por meio de uma pulsão ou dissecção de uma artéria ou veia, utilizamos contraste e radiação para avaliar as artérias coronárias, cavidades cardíacas, válvulas e o músculo do coração”, explica o especialista.
O cateterismo serve tanto para diagnosticar obstruções coronarianas quanto para avaliar a função cardíaca geral.
Já a angioplastia é um procedimento intervencionista, também minimamente invasivo, realizado após o cateterismo quando há necessidade de tratar uma obstrução nas artérias coronárias.
“A angioplastia visa desobstruir as artérias utilizando balões e outros dispositivos. Geralmente requer internação em unidade especializada, como CTI ou unidade coronariana”, detalha Dr. Mercule.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também








