O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (25), duas mortes por febre do oropouche no País. Até então, "não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbitos pela doença", segundo o ministério.
A doença é transmitida principalmente pelo mosquito conhecido como "maruim" ou "mosquito-pólvora", tem sintomas parecidos com o da dengue, mas no geral os casos são de baixa gravidade.
As mortes confirmadas foram de mulheres do interior da Bahia, com menos de 30 anos, sem comorbidades. Elas apresentaram sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave.
As mortes aconteceram em maio e junho deste ano, mas diversos exames precisaram ser feitos para que a causa das mortes fosse confirmada.
O estado da Bahia enfrenta um surto da doença. De acordo com a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), desde março, 835 casos já foram confirmados.
Casos em investigação pelo Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, foram registrados 7.236 casos de febre do oropouche, em 20 estados brasileiros. A maior parte das ocorrências foi contabilizada no Amazonas e em Rondônia.
O ministério investiga uma morte pela doença em Santa Catarina e foi descartada uma morte relacionada à febre do oropouche no Maranhão. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde investiga se a infecção pela doença pode ter causado a interrupção de quatro gestações.
A detecção de casos da doença foi ampliada para todo o País em 2023, após o ministério disponibilizar uma forma inédita de testes diagnósticos para toda a rede nacional.
Com isso, os casos, que antes se concentravam na região Norte passaram a ser identificados em outras regiões.
Com informações do g1
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mutirão de saúde realiza 225 atendimentos em hospitais universitários de MS no sábado

MS apresenta queda na incidência de vírus respiratório; país ainda sofre

Paciente será indenizada após médico diagnosticar incorretamente morte fetal

Ministério Público investiga funcionamento inadequado do SAMU em Sidrolândia

MS tem 6.796 casos de Dengue confirmados em 2025

Suriname se torna primeiro país amazônico livre da malária, diz OMS

Hospital El Kadri pagará R$ 147 mil em multa e deverá corrigir falhas estruturais

Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

TJ decide manter lei que promove reenquadramento de servidores da saúde
