Especialistas brasileiros demonstraram que a flexibilidade pode ser um parâmetro de longevidade. Eles
publicaram nesta quarta-feira (21), uma pesquisa no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, e de acordo com o resultado, adultos na meia-idade, de 46 a 65 anos, que demonstraram ter boas habilidades de alongamento tiveram um risco 10% menor de morrer nos 12 anos seguintes.
A pesquisa está baseada no flexitest, uma série de exercícios criada pelo médico Cláudio Gil Araújo para averiguar a capacidade motora. “Os dados de nosso conjunto de pesquisas sugerem que quem tem pouca flexibilidade tem mais chance de cair e se ferir, de ter diabetes descontrolada e de não praticar atividades físicas, o que impacta na mortalidade. A falta de elasticidade afeta a autonomia, põe para baixo toda a qualidade de vida do indivíduo”, explicou.
O flexitest precisa ser feito com a participação de um companheiro, que vai direcionar o corpo da pessoa para a execução de 20 movimentos. O profissional que auxilia na realização do teste determina pontos de 0 a 4 para a flexibilidade de cada articulação, levando a notas que podem ir de 0 a 80.
A pesquisa foi feita com 3,1 mil pessoas, sendo 66% homens. As mulheres tiveram desempenho médio 35% melhor e também apresentaram menos mortes prematuras, 224 homens e 78 mulheres morreram durante a pesquisa.
Entre os homens, na faixa com menos pontos de flexibilidade, de 6 a 19, a chance de morte nos 12 anos de acompanhamento foi de 55%. Entre as mulheres, na faixa de menor pontuação, de 9 a 29, a chance de morrer prematuramente foi de 40%.
Os homens com maior pontuação registraram 57 no teste. As mulheres, 68. Homens e mulheres com notas baixas no flexitest tiveram respectivamente, um risco 1,87 e 4,78 vezes maior de morrer nos 12 anos seguintes do que aqueles com pontuação mais alta.
Segundo o teste, se o homem alcançar 49 pontos no teste e a mulher superar 56, a chance de morrer de causas naturais é de menos de 1% nos próximos 10 anos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Em parceria com o Comper, prefeitura faz ação de testagem e prevenção de ISTs na Capital

Corumbá registra seis mortes por SRAG em apenas cinco dias

Governo irá investir R$ 11 milhões em 46 USFs e UBSs de todo o Estado

JD1TV - 'Única missão, salvar vidas': presidente da Santa Casa fala sobre desafios do hospital

MP apura possível descumprimento de carga horária por servidores da Saúde em Miranda

MP investiga cumprimento da Lei Lucas em instituições de ensino em Aparecida do Taboado

Feriado do Dia do Trabalhador altera funcionamento das unidades de saúde na Capital

MPMS solicita nova vistoria sanitária no Hospital El Kadri

ACP faz série de recomendações sobre biosegurança para professores da Capital
