Menu
Menu
Busca sexta, 06 de junho de 2025
Saúde

Programa leva aprendizes angolanos ao Hospital Universitário em Dourados

"Essa ação coloca o HU-UFGD e toda a equipe de preceptores no centro da formação internacional", destaca Wesley Eduardo, chefe do Setor de Gestão do Ensino

21 maio 2025 - 13h36Sarah Chaves

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, nos últimos dois meses, três profissionais angolanos para iniciar a formação profissional em Enfermagem Obstétrica e Terapia Intensiva, por meio do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola.

Outros dois novos colaboradores, uma enfermeira da área Obstétrica, e um farmacêutico, que ingressará na formação em Farmácia Clínica, deverão iniciar a formação, totalizando cinco profissionais para o ano de 2025.

Dos três profissionais já integrados ao HU-UFGD, dois são médicos, que realizarão formação em Medicina Intensiva, e uma é enfermeira, que atuará na Enfermagem Obstétrica. 

O chefe do Setor de Gestão do Ensino do HU-UFGD, Wesley Eduardo Ferreira, destacou a importância da iniciativa para todos os envolvidos. “Essa ação coloca o HU-UFGD e toda a equipe de preceptores no centro da formação internacional, conferindo visibilidade à instituição e enriquecendo a experiência de excelência na formação profissional em saúde, integrando práticas de cuidado. Além disso, permite aos profissionais angolanos uma vivência diferenciada e significativa, estimulando reflexões sobre a formação no Brasil e possibilitando a transferência dessa experiência para Angola, promovendo melhorias no cuidado em saúde”, afirmou.

Wesley acrescentou que, em 2024, o hospital já havia recebido 13 profissionais angolanos e, inclusive, foi agraciado em 2025 com uma menção honrosa do Ministério da Saúde de Angola
O gerente de Ensino e Pesquisa do HU/UFGD e professor de Psiquiatria e Ética Médica da UFGD, Thiago Pauluzi Justino, enfatizou que a experiência de formação dos profissionais angolanos tem sido extremamente valiosa para o desenvolvimento científico e humano de médicos e profissionais da saúde.

“‘Toda cultura é espelho e janela: ensina e amplia os conhecimentos’. O projeto ultrapassa os limites da capacitação individual, e se torna uma política pública de formação baseada na integração e vivência de cultura, baseada na ética, na responsabilidade social e no compromisso com o cuidado centrado no paciente. A troca é enriquecedora também para o próprio Hospital Universitário que os acolhe”, afirmou Thiago.

O programa promove um ambiente de aprendizado mútuo e prevê que, ao todo, 38 mil profissionais angolanos passarão por treinamentos, especializações e capacitações no Brasil no período de cinco anos, iniciado em 2024, no Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil - Angola.

As vagas são disponibilizadas por 28 instituições de ensino públicas brasileiras, conforme tabela abaixo.
 

 

Modalidade

Nº de vagas

Fellowship Médica

128

Fellowship Multi

53

Fellowship Uni

17

Doutorado

10

Mestrado

41

Especialização

74

Programa de extensão

6

Aperfeiçoamento

13

Estágio complementar

36

Curso de capacitação

11

Rodízio

3

EAD

3120

MBA

108

Total

3620

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: JD1
Saúde
Saúde e Bem-Estar debate vantagens da medicina esportiva com especialista
Micrografia eletrônica de transmissão do HIV
Saúde
Brasil reduz transmissão do HIV vertical e pede certificado da Opas
Santa Casa da Capital teve 125 internações por queimaduras entre janeiro e maio
Saúde
Santa Casa da Capital teve 125 internações por queimaduras entre janeiro e maio
Santa Casa da Capital
Saúde
Nelsinho anuncia repasse de R$ 5,3 milhões para Santa Casa da Capital
Profissional da saúde imunizando idoso
Saúde
Idosos são os mais atingidos por infecções do vírus da gripe
Santa Casa da Capital
Justiça
Para receber R$ 46 milhões, Santa Casa terá que aguardar na fila de precatórios
Fumacê na Capital
Saúde
Tá na lista? Quatro bairros da Capital recebem "visita" do fumacê nesta segunda-feira
Frio em Campo Grande
Saúde
Frio causa gripe? Ciência revela o que muda com quedas de temperatura
Capital tem plantão para vacinação contra Influenza; confira locais
Saúde
Capital tem plantão para vacinação contra Influenza; confira locais
Adolescente de 15 anos morre após ter tosse por 4 meses depois de começar a usar vape
Saúde
Adolescente de 15 anos morre após ter tosse por 4 meses depois de começar a usar vape

Mais Lidas

Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Magirus, do Corpo de Bombeiros, precisou ser acionada para remover a vítima
Polícia
Morre médico que caiu do quarto andar da Santa Casa
Luto na saúde: Entidades lamentam morte de dentista que caiu do quarto andar da Santa Casa
Polícia
Luto na saúde: Entidades lamentam morte de dentista que caiu do quarto andar da Santa Casa