O primeiro lançamento interplanetário do país asiático, com custo de US$ 73 milhões, estava previsto para as 14h38 locais (7h08 de Brasília) no Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, sul do país.
A aeronave Mangalyaan - veículo de Marte - de 1,35 toneladas ficará na órbita terrestre até 1º de dezembro quando começará sua viagem de 300 dias até o planeta vermelho. O módulo espacial deve chegar a Marte no dia 24 de setembro de 2014, após percorrer 400 milhões de quilômetros.
O veículo que orbitará ao redor do planeta vermelho leva cinco instrumentos para estudar a superfície, a topografia e a atmosfera de Marte, e vai se concentrar na busca de metano.
"Orbitar Marte é um desafio por si só", disse ao jornal local "The Times of India" o presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, sigla em inglês), K. Radhakrishnan, que acrescentou que haverá "missões maiores depois".
A Índia comemorou no ano passado 50 anos do início de seu programa espacial. Seu primeiro lançamento foi em 1975, quando enviou ao espaço o satélite Arybhatta, utilizando um foguete russo. Desde 1999, a ISRO, através de seu braço comercial, também coloca em órbita satélites estrangeiros.
A Índia, que enviou em 2008 sua primeira sonda lunar, tem planos de lançar em 2016 sua primeira missão espacial tripulada.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tecnologia
Orkut anuncia retorno com nova proposta: menos algoritmo, mais conexões reais

Tecnologia
'Desafio Pantanal Tech 2025' selecionará projetos de negócios viáveis para MS

Tecnologia
Vazamento de dados expõe 16 bilhões de senhas

Tecnologia
MS reforça segurança digital com investimento de R$ 1,7 milhão em novos equipamentos

Tecnologia
Ministério da Tecnologia vai abrir 10 mil vagas para formação de programadores

Tecnologia
Startups terão investimento para criar soluções para problemas da saúde no Estado

Tecnologia
Anatel se prepara para leilão da 6G em 2026

Tecnologia
Caiu! Falha em rede afeta serviços digitais do Governo de MS

Tecnologia
'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos

Tecnologia